15 de março, de 2022 | 09:32

Atirador brasileiro conta como escapou de bombardeio na base da Legião Estrangeira na Ucrânia

Estrangeiros acusam brasileiros voluntários de exibicionismo com publicações arriscadas nas mídias sociais, com potencial para revelar localização de tropas

Reprodução mídias sociais
Bombardeio atingiu sede da legião estrangeira na Ucrânia Bombardeio atingiu sede da legião estrangeira na Ucrânia

O instrutor de tiro na cidade de Maringá, no norte do Paraná, o brasileiro Tiago Rossi, escapou do bombardeio das forças russas sobre a base que abrigava a legião estrangeira na região de Lviv, de onde partiam operações militares para a luta ao lado dos ucranianos.

Tiago saiu do Brasil dia 8 de março e foi para a Ucrânia, atuar na legião que reúne homens de várias partes do planeta. Domingo (13), a base foi bombardeada por caças russos e muitas pessoas morreram.

Segundo publicação do governo ucraniano, o ataque deixou 35 mortos e 134 feridos. Já, o governo russo, fala em 180 óbitos de "mercenários estrangeiros", com destruição de armas fornecidas por países do ocidente.

"Teve um bombardeio, às 3h teve o primeiro sinal. A sirene tocou. Deu 5h, nem tocou sirene e, de repente, veio um caça e um soltou um míssil em cima da gente. Não teve o que fazer. A gente saiu correndo para o meio do mato. Começou a soltar muitos mísseis em cima da gente", revelou. De acordo com Rossi, sobreviveram ao ataque somente aqueles que conseguiram sair correndo da base antes do ataque.

"Lá tinha militares das forças especiais do mundo inteiro. A informações que a gente tem é que todo mundo morreu. Eles [russos] acabaram com tudo. Vocês não estão entendendo, acabou, acabou. A Legião foi exterminada de uma vez só. Eu não imaginava o que era uma guerra”, diz.

No trajeto de fuga, para a Polônia, o brasileiro gravou um vídeo por meio do qual relatou o momento em que a tropa da Legião ficou no alvo dos mísseis russos.



Publicações apontam exibicionismo de voluntários em busca de visualizações e curtidas



Em publicações nas mídias sociais, brasileiros voluntários são criticados por postagens exibicionistas na guerra. "Até as guerras, hoje em dia, se reduziram a oportunidade pra influencer e instagrammer aparecerem em suas páginas", cita uma publicação.

Uma das mais severas das postagens, entretanto, sugere que publicações feitas por brasileiros ajudaram a revelar [para os russos] a localização da legião estrangeira e que voluntários brasileiros têm sido presos depois de fazerem postagens em busca de curtidas no Instagram.

“É incrível como são descuidados e estúpidos os ‘voluntários’ brasileiros na legião estrangeira. Outro mercenário, capturado anteriormente perto de Lviv, também mantém discretamente um perfil aberto no Instagram, encantando regularmente os assinantes com novas histórias”, diz uma das publicações.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Farias Maio

15 de março, 2022 | 19:17

“Uaiiii

Foi para ser herói e fugiu com o rabo entre as pernas.
Mas todo Bolsonion ama armas e sabem atirar.
Ele é instrutor de tiros. E comentou que a guerra é diferente.
Sabe guerrear nos videogames ...

Gado ainda pede intervenção militar”

Edimir

15 de março, 2022 | 10:09

“RAMBO TUPINIQUIM , VAI VALENTÃO COMPRAR BRIGA DOS OUTROS.”

Envie seu Comentário