15 de março, de 2022 | 13:40

Desvario

Nena de Castro *

“É pau, é pedra, é o fim do caminho, é um resto de toco, é um toco sozinho” “Vai, minha tristeza e diz a ela, que sem ela não pode ser”. Com o pau, mato a cobra; jogo a pedra na Geni. No fim do caminho tem um toco pra gente arrebentar o dedão e chorar de dor. Se a Aurora fosse sincera, ôoo, veja só que bom que era, tudo haveria de dar certo “nada seria como antes no quartel de Abrantes”.

Pirei na batatinha com o preço da cenoura, eita carestia, preciso que alguém me mande: “vá plantar batatas”! Essa menina está dizendo “don't worry, cause everything's gonna be alright”. Será que vai ficar tudo bem mesmo?, “Passa, passa gavião, todo mundo é bão”.

“Pergunte á pobre viúva, com quem quereis se casar, se é com o filho do conde, se é com o senhor general”. Não me olha de banda, que não sou quitanda”, “Mamãe eu quero mamar!”, ”Besame, besame muchoooo!”, “Carlos Gardel, que cantavas as tragédias das perdidas...”

“Morena de Angola que leva um chocalho amarrado na canela, será que ela mexe o chocalho ou o chocalho é que mexe com ela?”, “Um abajur cor de carne”. Queria me vingar “deles” tocando viola de papo pro ar, mas não tenho viola nem sei tocar, ara!

“Boneca cobiçada, seus lábios têm veneno”! Com afeto, fiz seu doce predileto, mas não pus açúcar pra não dar disse-me disse”, afeeee! “Eu vou, eu vou pras matas do Xingu” -isso se a mineração não acabar com tudo, como querem! “Caminhando contra o vento”, levo ferro a todo momento! “Tá lá um corpo estendido no chão”- ih, são muitos nas terras ucranianas e os ditadores nem se importam! “Os sonhos mais lindos sonhei” em ver o país respirando progresso e justiça,- ô coitada! Zunem as balas, tanques avançam, corpos caem, o chão se tinge de sangue, um a zero pra Morte, viva a loucura dos pretensos líderes! “sei que um dia vou morrer de susto de bala ou vício”. Viva a Bahia, ia ia iá, viva a Mariaiaiaiaiaiá! “Debaixo dos caracóis dos seus cabelos”, pode ter piolho com esse calor!

Pirulito que bate, bate, sarrafo que já desceu, quem gosta de mim sou eu! “Melhoral Melhoral, é melhor e não faz mal! “Deu pra ti baixo astral, mas se mistura manga e leite, tchau! ‘Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo” desgosto profundo! Ser ou não um bárbaro torcedor que apedreja os jogadores, eis a questão! “Olá guardador de rebanhos, aí á beira da estrada, que te diz o vento que passa?” - El rei manda dizer/ que é melhor obedecer/ senão a jiripoca pia /e você vai se escafeder! “Como dois e dois são quatro/sei que a vida vale a pena/mesmo que o pão seja caro/ e a liberdade pequena”. Junte o trigo com cuidado, adicione a manteiga, o açúcar e bata bem. Depois acrescente as claras em neve aos poucos, com delicadeza. Coloque num tabuleiro untado e leve ao forno. Não esqueça as cerejas, as balas das metralhadoras, o sangue, a fé e a poesia. Asse o bolo sem demora, e sirva com meu pedido de desculpas a Drummond, Fernando Pessoa, Leminnski, Chico, Caetano, Tom Jobim e um monte de caras bons da música brasileira que nos ajudam a tolerar o Cotidiano, que está ruço. Ops! E nada mais digo...

* Escritora e encantadora de histórias

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

17 de março, 2022 | 09:56

“As atividades políticas de uma nação sempre caminharam juntas com as atividades econômicas. Tem que ver tudo lá do alto, como faz Deus. Do alto se vê melhor. Quem não se lembra de Cânticos I, de Cecília Meireles?! Risos.”

Envie seu Comentário