EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

15 de março, de 2022 | 21:00

Mostra de dramaturgia regional está disponibilizada na internet

Reprodução
As ações do projeto aconteceram de forma virtual, com artistas locais, e estão disponíveis em e-book e podcastAs ações do projeto aconteceram de forma virtual, com artistas locais, e estão disponíveis em e-book e podcast

Realizada pelo Coletivo Aberto de Teatro durante o ano de 2021, a 1ª Mostra de Dramaturgia do Vale do Aço disponibiliza todo seu conteúdo, gratuitamente, na internet, com lançamentos de um e-book e de um podcast. As ações do projeto aconteceram de forma virtual, devido ao contexto da pandemia, e envolveram uma oficina de práticas dramatúrgicas, com Raysner de Paula, além de uma chamada aberta a autores de todo o estado para seleção e premiação de textos teatrais inéditos.

As criações selecionadas são: “Sala”, de Ricardo Teodoro (Ipatinga); “Uma Peça de TV”, de Valéria Gomes de Almeida (Ipatinga); “Vaga Luz”, de Beto Oliveira (Ipatinga): “Dulce”, de Fabricio Branco (BH), e “Retorno em Torno de um Prato”, de Arthur Barbosa (BH).

A curadoria foi realizada por Léo Coessens e Sinésio Bina. Os textos compõem o e-book da mostra (que está disponível para download através do link na bio do Instagram @coletivoabertodeteatro) serviram de base para leituras dramáticas realizadas pelo coletivo em parceria com artistas convidados que compõem o podcast do projeto. Os elencos das leituras são formados por Barbara Pavione, Camile Gracian, Didi Peres, Edvânia Oliveira, Filipe Fernandes, Junio Endrik, Léo Coessens, Luis Yuner, Marcelo Vieira e Ricardo Teodoro.

O podcast conta com conversas entre artistas convidados sobre memórias e dramaturgias do Vale do Aço. No primeiro episódio, os diretores e atores Adão de Faria e Othon Valgas trocam memórias e pensamentos sobre suas obras e a arte da região. No segundo, uma conversa entre os atores e produtores Claudiane Dias, Didi Peres e Sinésio Bina sobre o processo do espetáculo “TeatroFarroupilha.doc”, que marcou os 25 anos do grupo ipatinguense; e no terceiro, o ator e produtor Luis Yuner fala sobre sua trajetória dramatúrgica no circo-teatro e sua tradição familiar na arte circense. Os oito episódios do podcast estão disponíveis no Spotify e no YouTube (canal do Coletivo Aberto de Teatro).

O projeto foi realizado com recursos do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais e tem a produção de Barbara Pavione. Na coordenação geral está Léo Coessens, que também assina a programação visual da mostra e a concepção, direção e edição do podcast. A captação sonora foi realizada em parceria com Junio Endrik, no Estúdio Quebra-Cabeça. A criação e diagramação do e-book é de Isaias Campos. Para mais informações, acesse as redes sociais do Coletivo Aberto de Teatro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário