15 de março, de 2022 | 17:31

Ipatinga irá revisar IPTU 2022 de locais que tiveram aumento de área

A administração municipal disponibilizará equipes especializadas para registrar os pedidos de revisão 

Arquivo DA
Atendimentos serão realizados via WhatsApp e e-mail, mas caso o contribuinte tenha dificuldade pode comparecer presencialmente ao CEAT, no térreo da prefeitura Atendimentos serão realizados via WhatsApp e e-mail, mas caso o contribuinte tenha dificuldade pode comparecer presencialmente ao CEAT, no térreo da prefeitura

Para garantir a legitimidade das ações relacionadas ao sistema tributário e, ao mesmo tempo, zelar pela preservação dos direitos dos contribuintes, a administração municipal de Ipatinga vai atender às pessoas que quiserem pedir revisão de valores do  Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2022, pelo WhatsApp, pelo telefone 3829-8000 ou pelo e-mail [email protected]. O contribuinte que tiver dificuldade em conseguir atendimento por meio eletrônico, poderá pedir a revisão presencialmente na Central de Atendimento Tributário (CEAT), no andar térreo da prefeitura, a fim de apresentarem eventuais inconsistências e solicitarem a revisão do valor lançado. A informação foi divulgada por meio de nota enviada à imprensa pelo governo municipal nesta terça-feira (15).

Os valores do IPTU são corrigidos anualmente, levando em conta o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), balizador da inflação oficial do governo federal, esclarece a administração. As guias com os valores de 2022 começaram a ser entregues semana passada pelos Correios.

A Secretaria Municipal de Fazenda também explica que alguns imóveis no município tiveram seu valor reajustado a partir da contratação, em 2020, de uma empresa de geoprocessamento, responsável pela revisão das áreas territoriais de Ipatinga, levando em conta não só a metragem, mas também o entorno, tempo de construção, número de entradas, melhorias na infraestrutura, entre outros aspectos. Contudo, se for confirmado que o valor indicado no IPTU não corresponde ao valor venal, a guia passará por uma revisão administrativa, conclui a nota.

Mais informações podem ser conseguidas na Central de Atendimento Tributário (CEAT) ou pelo 3829-8049.

Já publicado
Aposentados têm até 30 de março para protocolar pedido de desconto no IPTU em Ipatinga
Moradores de Santana do Paraíso podem pedir isenção de IPTU até 30 de abril
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Sebastiao Gomes da Silva

17 de março, 2022 | 12:47

“Tem 20 anos que meu bairro (Esperança) não recebe nenhuma melhoria de infraestrutura. Pago um absurdo de taxa de iluminação. Onde está os 40% da taxa de IPVA que o Município recebe? Só vejo varrição de ruas nos bairros nobres. E taxa de tratamento de esgoto que pagamos e nunca... nunca foi tratado? Sr. Prefeito, assim como o elegemos.... vamos te execrar da vida pública! Nossa vingança vai ser malígna! Traidor!”

Celeste

16 de março, 2022 | 20:46

“E um absurdo esse iptu cobrado em Ipatinga, engraçado que nem remédios nós postos tem, eu imaginei que o prefeito atual iria fazer um bom mandato, mas infelizmente nós enganamos mais uma vez .”

Vitor

16 de março, 2022 | 08:12

“Um serviço de 3 milhões de reais....
E agora mais custos pra reparar o serviço de (repito) 3 milhões de reais...
Não tem bolso que aguente a inoperância do desserviço público!”

Gaby

16 de março, 2022 | 07:38

“? um assalto esses valores cobrado da gente em Ipatinga isso porque o atual prefeito antes de ser prefeito em suas falas sempre falava aos quatro cantos a respeito de cobranças abusivas e falava que ia mudar essas taxas ,mas não é o que estamos presenciando”

Ana

16 de março, 2022 | 07:00

“Engraçado, porque não trabalham para reduzir o roubo da TAXA DE ILUMINAÇÃO pública?”

Marconny Gomide

15 de março, 2022 | 22:26

“Tinha que revisar a Taxa de Localização também. A gente presta serviço, paga ISS, simples nacional e antes pagava R$ 30,00 aproximadamente de Taxa de Localização.
Este ano paguei R$ 2.500 e falaram que é serviço técnico. A alíquota de ISS e simples ja diferencia o serviço, a taxa de localização nao deveria ter diferença até porque, ja pagamos o IPTU também”

Geraldo Magela da Silva Moura

15 de março, 2022 | 20:08

“Aumento ou qualquer outro meio de arrecadação pra mi e uma vergonha. Pagar imposto da casa onde as pessoas adquiridos com recursos próprios sem ajuda do poder público e uma vergonha.”

Envie seu Comentário