15 de março, de 2022 | 18:24

PM recupera carga de armas e munições roubada na grande BH

Trio preso pela polícia disse que tinha a intenção de vender o material estimado em cerca de 1 milhão de reais

Marcilene Neves/ PMMG
A Polícia Militar conseguiu recuperar toda a carga roubada A Polícia Militar conseguiu recuperar toda a carga roubada

A Polícia Militar de Minas Gerais prendeu, na madrugada desta terça-feira (15), três homens suspeitos de roubarem um caminhão que transportava armamento. O crime aconteceu na tarde de segunda-feira (14), em Itaguara, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O motorista do caminhão e seu ajudante saíram da empresa, localizada em BH, com a carga. Eles deveriam levar o material para empresas de segurança e lojas de arma de diversas cidades do estado. Quando passavam próximo à cidade de Itaguara, uma caminhonete emparelhou com o veículo. Um dos criminosos mostrou uma arma de fogo e forçou as vítimas a pararem o caminhão. O motorista e o ajudante foram rendidos e feitos reféns.

Assim que a polícia foi informada da ocorrência, diversas equipes foram empenhadas na busca pelos criminosos. A operação envolveu policiais de Carmo da Mata, Divinópolis e Cláudio. Além de equipes da Rondas Ostensivas Com Cães (ROCCA) e do serviço aéreo.

100% do material recuperado

De acordo com capitão Cristiano, todo o material que estava no caminhão foi recuperado. “Nenhuma arma agora se encontra sob o poder dos infratores e três foram presos nessa madrugada, nós estamos falando de 164 armas de fogo, um número extremamente expressivo”, afirmou.

Segundo o tenente-coronel Rodolfo Fernandes, comandante do 8º Batalhão da PM, região onde o material foi encontrado, o trabalho só foi possível graças à ação conjunta feita pelos policiais. “A palavra chave do desfecho positivo foi a integração. A atuação entre duas regiões”, explicou.

Tecnologia foi importante

A tecnologia também foi fundamental para ajudar a localizar os criminosos. O Sistema Hélios foi usado para encontrar a caminhonete usada pelos ladrões. Hélios é um software que captura, via câmeras de segurança, os caracteres das placas de veículos e os envia à central de monitoramento. O sistema acompanha em tempo real e cataloga todas as placas que passam pela via em que a câmera tem o monitoramento.

“Com certeza o start para essa operação foi o uso do sistema que identificou a caminhonete usada pelos autores como sendo um veículo roubado, onde as equipes deslocaram para fazer a abordagem. O sistema foi muito útil”, destacou o tenente-coronel Rodolfo Fernandes.

Desfecho

Depois de uma perseguição com troca de tiros, a Polícia Militar conseguiu prender três homens envolvidos no assalto. Os reféns foram liberados e receberam a devida assistência. Segundo a PM, estão em segurança. Na troca de tiros ninguém foi atingido.

Os autores são de Ribeirão das Neves, mas atualmente moravam em Divinópolis. Um dos deles tem 18 anos e os outros dois, que são gêmeos, têm 26. Eles já tinham passagens pela polícia por roubo, porte ilegal de arma, lesão corporal e tentativa de homicídio. Acredita-se que mais uma pessoa, além do trio, pode ter ajudado no roubo. O trio alegou à polícia que venderia o armamento.

Foram recuperadas 164 armas, entre elas 130 armas curtas, 27 armas longas e sete armas de pressão. Mais de 40 mil munições de diversos calibres foram apreendidas.

A ocorrência foi encerrada em Oliveira, na região Centro-oeste do estado, na manhã desta terça-feira (15).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário