16 de março, de 2022 | 13:42

O setor industrial na economia brasileira ainda precisa de holofotes

Marcelo Mendes *

O Brasil tem enfrentado uma grave crise em sua economia, ao longo dos anos anteriores. O país foi devastado por um grande aumento na taxa de desemprego, potencializada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e, por consequência, aumento das taxas de desemprego, pobreza e endividamento da população, que ficou mais vulnerável.

Apesar de não haver uma política voltada para os seus interesses e por conta da escassez de insumos, que resulta em problemas na produção, ainda assim, o setor industrial foi determinante para estimular a abertura de novos postos de trabalho e a melhora da situação econômica do país.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou que o setor foi responsável por aproximadamente 72% das exportações em 2021, representando 20,5% do PIB.

O crescimento demonstra a confiança de empresários no futuro das empresas residentes em nosso território e um cenário otimista para a contratação de mão-de-obra, para desenvolvimento tecnológico e para expansão do faturamento industrial em relação aos anos anteriores.

Desse modo, os investimentos federais, estaduais e municipais na área industrial se tornam fundamentais para evitar o crescente processo de desindustrialização iniciado nos anos anteriores, e que pode gerar incerteza dos investidores e empreendedores dessa importante cadeia geradora de renda, que promove, periodicamente, significativos avanços sociais, econômicos e tecnológicos nos locais em que está alocada.

“Investimentos federais,
estaduais e municipais na
área industrial se tornam
fundamentais para evitar o
crescente processo de
desindustrialização iniciado
nos anos anteriores”


Utilizar a tecnologia nacional e ser adepto a novas metodologias possibilita o crescimento sustentável de empresas e auxilia o crescimento produtivo do Brasil. Apesar de possíveis percalços no caminho, como a competitividade no mercado, variação de preços e a dificuldade de aquisição de matéria-prima, as indústrias seguem se reinventando, traçando novas estratégias, a fim de manobrar e evitar possíveis prejuízos.

Portanto, o Brasil precisa fortalecer cada vez mais as indústrias instaladas e promover a inserção de outras. O setor industrial, que tem papel crucial na economia brasileira, impulsiona e fortalece diversos outros setores, além de garantir os investimentos em tecnologia e pesquisa, ampliação da capacidade industrial, busca de novas soluções e alternativas, colaboração para o fomento e abertura de novas vagas de trabalho, com a capacitação de novos trabalhadores na cadeia produtiva.

* Economista e gerente geral da KRJ, especializada em conexões elétricas. www.krj.com.br

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário