16 de março, de 2022 | 15:12

China mantém política de isolamento pelo sexto dia seguido

Divulgação
Trabalhadores em quarentena em Xangai, China, na segunda-feiraTrabalhadores em quarentena em Xangai, China, na segunda-feira

Um novo e repentino surto de casos de covid-19, causados por variações do coronavírus atingiu países da Ásia e do Pacífico. Esta semana, cada país seguiu caminhos diferentes para enfrentar a situação com a retomada da pandemia, já em seu terceiro ano.

Na China continental e em Hong Kong, o aumento nos casos levou a repressões que lembram os primeiros dias da propagação do vírus. No continente, as linhas de produção foram interrompidas, shoppings e centros de convenções foram fechados, as viagens foram interrompidas entre as cidades e as autoridades estão tentando testar cidades inteiras para o vírus.

Em Hong Kong, novos centros de quarentena estão sendo construídos e as prateleiras dos supermercados esvaziaram, porque as pessoas, temendo os efeitos de um novo lockdown, correram para abastecer suas casas.

A China tem uma densidade populacional elevada e, com isso, são justificadas as ações para adotar o isolamento para tentar frear o avanço da contaminação. O país mantém uma rígida política “Covid zero”, e manteve o isolamento de regiões inteiras para evitar que o problema se agrave. A estimativa é que cerca de 41 milhões de pessoas já entraram em regime de lockdown.

Medidas em outros países

Enquanto a China adota novamente o isolamento, outros países mantêm o curso de flexibilização das restrições sociais e controles de fronteiras, seguindo os passos dos EUA e países da Europa, onde a “vida normal” foi retomada, apesar das mortes e infecções contínuas.

A Austrália, que reabriu para turistas vacinados no mês passado, disse nesta semana que suspenderia uma proibição de dois anos a navios de cruzeiro, e alguns estados aliviaram os requisitos de mascaramento. A Coreia do Sul parou de exigir check-ins com código QR em restaurantes e empresas e interrompeu os esforços para rastrear os contatos de cada caso positivo. Na próxima semana, o país está eliminando os requisitos de quarentena para viajantes que chegam.

O Japão, que manteve algumas das barreiras de entrada mais rígidas, também está considerando remover os requisitos de quarentena para empresários e estudantes estrangeiros. Mais países do Sudeste Asiático estão admitindo turistas, embora os viajantes tenham ficado frustrados com diretrizes pouco claras sobre quarentenas e testes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário