17 de março, de 2022 | 10:00

Prefeito diz que Timóteo não atingiu requisitos necessários para liberar uso de máscara em ambientes fechados

Divulgação
Atualmente o uso da máscara em ambientes abertos é opcional, mas é preciso usar o equipamento em locais fechadosAtualmente o uso da máscara em ambientes abertos é opcional, mas é preciso usar o equipamento em locais fechados

O prefeito de Timóteo, Douglas Willkys (PSB) explicou na manhã desta quarta-feira (16) os motivos que levaram o munícipio a manter o uso da máscara em ambientes fechados. Durante o encontro promovido pelos organizadores da ExpoInox, no teatro da Fundação Aperam Acesita, o prefeito esclareceu o público presente sobre a exigência da máscara, que já foi abolida em outros municípios Brasil afora, assim como em Coronel Fabriciano e Ipatinga.

Douglas lembrou que, na semana anterior, a administração municipal liberou o uso da máscara em ambientes abertos e disse que sabe do desejo da população. “Tenho certeza que todos vocês estão ansiosos para que façamos dentro do ambiente fechado”, afirmou o prefeito, explicando que não desobrigar o uso da máscara foi uma maneira encontrada para alertar os timoteenses.

“Uma forma que nós encontramos de provocar a cidade, de provocar as pessoas que, às vezes, por algum motivo, esqueceram de tomar sua segunda dose ou ainda não tomaram a dose de reforço. Foi exatamente fazer diferente dos outros municípios. Nós não podemos, de forma alguma, brincar e querer ser apenas mais um município que fez algo para agradar a população”, explicou.

Já publicado
Obrigatoriedade de uso da máscara é suspensa em Ipatinga
Uso da máscara passa a ser facultativo no Shopping Vale do Aço
Usuários do transporte público intermunicipal devem manter uso da máscara
Determinação sobre a não obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados cabe aos municípios
Santana do Paraíso desobriga uso de máscara facial em locais abertos
Uso de máscara em Coronel Fabriciano será facultativo
Decreto dispensa uso de máscara em locais abertos em Timóteo

Orientações do governo estadual

Para desobrigar o uso da máscara em ambientes fechados, o governo de Minas orientou os municípios que pelo menos 70% das pessoas com mais de 18 anos estejam vacinadas com a dose única ou duas doses, e que 80% tenham tomado a dose de reforço. Segundo Douglas, Timóteo ainda não atingiu esses números.

“Nós, infelizmente, não conseguimos. Nós temos aí 83% da população que tomou a 1ª dose, aproximadamente 70% da população que tomou a 2ª dose ou dose única e temos apenas 38% da população que foi até ao posto de saúde e tomou a dose de reforço. Uma quantidade muito abaixo do que o governo do estado estabeleceu, que é 70%”, apontou.

Apelo para imunização

Douglas Willkys aproveitou ainda para fazer um apelo aos presentes ao evento e pedir ajuda no incentivo à vacinação. “Eu quero pedir a cada um de vocês que me ajude, que ajude a nossa cidade, que converse com seus familiares, converse com as pessoas que você ama, para se por acaso elas não tenham completado o seu esquema vacinal, que o façam. Nós queremos desobrigar a cidade nos próximos dias do uso da máscara nos locais fechados. Ninguém aguenta mais isso, eu sei disso. Mas nós precisamos, neste momento, que a cidade tenha essa responsabilidade junto conosco”, destacou.

Ações da Secretária de Saúde

O prefeito pontuou que o governo municipal tem criado estratégias para que mais pessoas se vacinem. “A Secretaria de Saúde está fazendo um intensivo, está aumentando e ampliando o horário. Vai ter um veículo de vacina móvel percorrendo a cidade. Então a gente está fazendo tudo que é possível, exatamente para poder dar condição de quem não se vacinou, por alguma razão, o faça e a gente consiga superar de uma vez por todas esse momento”, concluiu Douglas.

Liberação em ambientes abertos

A administração de Timóteo publicou no dia 14 o Decreto nº 5.583, que dispõe sobre a liberação do uso de máscaras para a prevenção de contágio da covid-19 em locais abertos. A medida, segundo o governo, levou em conta o avanço da vacinação, a redução do índice de contágio pelo vírus em Timóteo, na Microrregional de Saúde de Coronel Fabriciano e na Macrorregional de Saúde de Ipatinga.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário