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17 de março, de 2022 | 09:00

Gerente do Procon de Timóteo destaca principais atendimentos: assuntos financeiros e compras online

Divulgação
Sílvio Santos afirma que assuntos financeiros e compras pela internet lideraram índices de reclamações no órgãoSílvio Santos afirma que assuntos financeiros e compras pela internet lideraram índices de reclamações no órgão

Na semana marcada pelo Dia do Consumidor, 15 de março, o gerente do Procon de Timóteo, órgão de proteção e defesa do consumidor, Sílvio Santos, lista a quantidade de atendimentos realizados no ano de 2021. O advogado explica que houve uma mudança nos casos quando comparados os dois últimos anos, em razão da pandemia da covid-19 e aconselha que os clientes, principalmente aposentados e pensionistas, se portem de forma a não terem dores de cabeça ou caiam em golpes.

Sílvio relata que o Procon Municipal de Timóteo realizou, no ano de 2021, um total de 1.611 atendimentos. Destes, 472 foram sobre assuntos financeiros, correspondendo um percentual de 29,29% do total, já sobre compras na internet, no mesmo período, os registros apontam 264 atendimentos, correspondendo a 16,38%.

“Vale ressaltar que os números de 2020 são bem parecidos, com pequenas variações: um total de 1.574 atendimentos, 555 assuntos financeiros, compra na internet foram motivo de 168 atendimentos. Comparando o ano de 2021 com 2020, anos em que a pandemia já estava impactando a relação de consumo, houve uma redução de 5,97% para assuntos financeiros e um aumento de 5,71% quando relacionado à compra na internet”, recorda.

Motivação

Sílvio Santos acredita que esses dois assuntos (financeiros e internet), que mais pontua nos índices de reclamações, figuram na lista por causa do bombardeio de ligações e abordagens de instituições financeiras, que oferecem empréstimos para aposentados e pensionistas. Além do aumento de consumo utilizando as plataformas digitais, que também contribuíram para a elevação de reclamações e golpes na internet, no ano de 2021.

“Neste mesmo sentido, o Procon de Timóteo tem atuado de forma preventiva para levar o máximo de informações aos consumidores. Nosso intuito é evitar que caiam em golpes de instituições financeiras e/ou compras em sites não confiáveis. Outra ação do Procon de Timóteo tem sido a de agilizar as decisões administrativas com aplicações de multas, para que os fornecedores prestem um serviço de qualidade e respeitem o consumidor”, elencou.

Brasil

Os institutos de Defesa do Consumidor (Procons) registraram 1.823.797 atendimentos em todo o país, em 2021. Os dados constam do levantamento Consumidor em Números 2021, divulgado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom). A média é de 150 mil atendimentos mensais.

Já os atendimentos feitos pela plataforma Consumidor.gov.br somaram 1.434.101 reclamações finalizadas. Juntos, os dois canais totalizaram mais de 3,2 milhões de atendimentos no ano passado.

Nos casos dos Procons, as reclamações representaram a maior parte (78,9%), com 1.440.411 atendimentos. Na sequência, estão consultas e orientações prestadas aos consumidores pelos Procons, com 343.030 atendimentos (18,8%).

Os dados, divulgados segunda-feira (14), mostram ainda mais 40.356 atendimentos classificados como Extra Procon, que representam 2,2% do total e se referem a orientações nos casos em que não há relação de consumo.

Conselho

Sílvio Santos aconselha que todo aposentado ou pensionista, antes de realizar um empréstimo, exija do correspondente bancário o envio do contrato, procure o Procon de sua cidade e solicite uma explicação detalhada das taxas de juros e modalidade de empréstimo. “Caso tenha dúvidas, não aceite o empréstimo. Para as compras na internet, antes de concretizá-la, faça uma pesquisa do nome do fornecedor na plataforma digital ‘Reclame Aqui’ e veja se existe alguma reclamação ou ligue para o Procon mais próximo de sua cidade para saber se o site é confiável ou não, para realizar uma compra segura. Não forneça seus dados a terceiros”, concluiu.
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