18 de março, de 2022 | 16:00

Ipatinga suspenderá cobrança de IPTU para apurar incongruências

Bruna Lage

A administração municipal de Ipatinga irá suspender a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O anúncio da medida foi feito durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (17), pelo prefeito Gustavo Nunes (PSL). Diversas reclamações a respeito do valor cobrado neste ano foram veiculadas nas mídias sociais, por parte da população, que apontou aumento exagerado nas guias.

Conforme explicou o prefeito, a partir deste dia 17, toda a cobrança do imposto será suspensa e, posteriormente, será aberto um processo administrativo. “Isso para apurar alguns tipos de incongruência em relação a dados da empresa que fez o levantamento do recadastramento dos imóveis na cidade e é o que acreditamos ter motivado toda essa insatisfação da população”, pontuou o prefeito.

Gustavo Nunes acrescentou que circula na cidade um vídeo antigo de quando ainda era vereador, em relação ao aumento de IPTU. “Naquele ano, informei que a gestão da época estaria contratando uma empresa para fazer o recadastramento de imóveis de parte dos bairros da cidade e isso foi feito. O contrato foi celebrado em 23 de novembro de 2020. No ano de 2021, ela concluiu o serviço e repassou para a prefeitura os dados dos levantamentos cadastrais. As guias de IPTU que a população recebeu agora estão de acordo com os dados repassados”, explicou.

Visando uma solução, a administração municipal suspenderá, por meio de decreto, todas as cobranças, para apurar as incongruências. “A partir daí, informaremos uma nova data para os vencimentos de pagamento. Essa nova data será determinada de acordo com o término do processo interno que vamos realizar e os técnicos da Secretaria de Fazenda iniciarão ainda hoje (17)”, adiantou.

Valores ultrapassados

O procurador municipal, Teóphilo Araújo, salientou que anualmente o IPTU sofre reajuste da inflação, que em 2021 ficou acima de 10%. “O contribuinte que recebeu uma guia com aumento de pouco mais de 10% está simplesmente com a correção monetária. A nossa orientação é que esse contribuinte pague. Para os contribuintes que receberam guias com aumento superior a esse percentual, isso foi resultado do recadastramento, que basicamente considera a metragem quadrada do imóvel e o acabamento. O que a empresa fez foi essa vistoria, apresentou os dados ao município, que gerou as guias. Vamos avaliar e, constatando alguma divergência, gerar uma guia com o valor correto”, adiantou.

O procurador lembra que o munícipio tem dever legal de fazer o recadastramento, assim como o munícipe que faz uma intervenção em seu imóvel também tem obrigação de fazer esse comunicado de intervenções em seu imóvel. “Em Ipatinga temos uma missão complicada, porque os bairros que sofreram medição, a última, foi em 1998. Um prazo longo e quando vem a vistoria, as pessoas sentem. Mas se você fez uma reforma há 15 anos, tem 15 anos que paga o IPTU indevido e agora foi feita uma medição que gerou o acréscimo”, frisou.

O contribuinte que optar por pagar o imposto neste momento, e constatar posteriormente que houve aumento, poderá ser ressarcido.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Edercio Santana Bragança

21 de março, 2022 | 18:30

“e ai seu prefeito, foi cancelado ou naõ, o senhor fala que cancelou todas as guias até segunda ordem, ai vem o secretário e fala pra paga”

Joanas

18 de março, 2022 | 12:26

“Precisamos de um recadastramento geral dos imoveis em ipatinga. Nao em alguns bairro como citou o prefeito. Estranho que o secretario da fazenda de ipatinga dizendo se o iptu so aumentou Dez por cento paguei . Entao ta ou nao ta suspenso o iptu.quem manda e o prefeito ou o secretario da fazenda.precisamos de um recadastrmento justo dos imoveis nao apenas em bairros ricos.”

Faria

17 de março, 2022 | 21:45

“O cidadão quer seus direitos e fugir das obrigações. Inúmeras construções foram aumentadas em mais de um andar, mudaram a finalidade do imóvel e não comunicaram junto a prefeitura. Agora aguenta o aumento proporcional.”

Francisco Xavier

17 de março, 2022 | 19:10

“Quando o prefeito não sabe do assunto e não escuta quem sabe, fica mais difícil.
Eu votei, fiz campanha e neste momento prefiro fazer campanha para sair depressa!
????????????”

Joanas

17 de março, 2022 | 18:07

“Esta maracutaia de recasdatramento de imoveis vem lesano o povo antes desta data citada acima e bom fazer uma varerdura geral em administracao anteriores tambem .alguns bairro foi feito antes como e o caso de iguacu.”

Jaime

17 de março, 2022 | 17:44

“Esta Empresa de recadastramento de imovel passou tambem aqui no iguacu nao sei porque iguacu nao aparece na lista de bairro que foi feito o recadastramento de imoveis. e aqui desde ela passou aqui no bairro o iptu subiu muito.”

Marilene

17 de março, 2022 | 16:43

“Pago IPTU alto de um imóvel antigo alugado para morar.
Está em nome da minha filha e não posso entrar com pedido de isenção.
Este imposto é uma tormenta na minha vida.
Fabriciano tem um bairro nobre. Uma moradora não paga tanto que eu.
Ficam impressionados com o que pagamos.
Pois é, Ipatinga cidade maravilhosa. Rio de Janeiro tb é.
Fazem mansão aqui e quem sobre são os pobres.
Minha amiga de 76 anos saiu daqui agora, reclamando que não recebeu a isenção.
Definitivamente, não precisamos mais comer.”

Fernando

17 de março, 2022 | 15:10

“Incongruência total, o prefeito informa q irá revisar o procurador afirma q e pra paga depois correr atrás !?! Brincadeira !”

Fanfarrão

17 de março, 2022 | 14:48

“E o desconto do aposentado que sumiu ??? A culpa é da empresa tbm??? Parem de procurar um culpado, Gustavo Nunes honre aquilo que você sempre falou antes de ser eleito. Fanfarrão”

Ailson

17 de março, 2022 | 14:02

“Já pago IPTU à vários anos com desconto de aposentado.
Este ano veio sem o desconto.
Vários casos iguais ao meu.
Eu não DESAPOSENTEI. ??”

Julio

17 de março, 2022 | 13:41

“Faço minha ponderação adicional, quanto a diferenciação das alíquotas cobradas sobre cada imóvel com a mesma finalidade na mesma localidade.
Vale dizer também das correções do valor venal de construção e tributável, como foi estabelecido este aumento?”

Márcio

17 de março, 2022 | 13:39

“O lado pobre da cidade já paga este aumento deste 2020 e não teve um vereador para reclamar junto a prefeitura e o prefeito em sua coletiva diz que está correta a cobrança.ja que revisar o iptu que seja para todos o será que vai ser os pobres pagando para os ricos vereadores buquê foram eleitos pelos bairros Bom Jardim , Esperança Cidade Nobre,Betânia, Canaã e Limoeiro e Barra Alegre vcs tem obrigação de cobrarbdo Prefeito está desigualdade.”

Fabiano

17 de março, 2022 | 13:38

“O Gustavo mal entro na prefeitura a primeira medida dele foi contratar uma empresa pra reajustar o IPTU se ele não readequar não vai ganhar nem pra presidente de associação de barrio !”

Fabiano

17 de março, 2022 | 13:34

“Na verdade tem q ser revisto e o IPTU de toda a cidade , outra coisas na hora de transferir um imóvel estão avaliando bem acima do mercado afim de receber Itbi e posteriormente cobrar um IPTU mais caro se o prefeito não olhar por nós todos que se sentirem lesados não vitor nele na próxima eleição vamos abrir o olho povo de Ipatinga !”

Gildázio Garcia Vítor

17 de março, 2022 | 13:19

“Senhora Soraia Baldez, parece que estão tirando, mais uma vez, dos pobres (eu, Professor da rede municipal) para dar aos ricos (sua Genitora).”

Soter Augusto de Oliveira Netto

17 de março, 2022 | 12:57

“Prefeituras e estados cheios de dinheiro do governo federal, com as contas em dia e vem esse prefeito arrancar dinheiro do cidadão que está quebrado pela pandemia, às vezes até sem emprego.
Esse prefeito nunca mais será eleito. Ele pode esquecer a vida pública. Parece até que ficou maluco. Só um doido dá um reajuste desse tamanho, principalmente no atual momento.”

Soraia Baldez

17 de março, 2022 | 12:27

“Eu não sei quanto veio ,minha mãe vai pagar o IPTU dela ,pois antes vinha 1800 reais agora que veio 1200 ,vcs acham que eu vou reclamar ,de jeito nenhum.”

Gildázio Garcia Vítor

17 de março, 2022 | 12:26

“Muito bem Prefeito! Se for possível, faça do limão uma limonada bem doce e refrescante. Afinal, a vida para a maioria dos cidadãos está muito ácida/amarga/dura.”

Envie seu Comentário