Expo Usipa 2024 02 - 728x90

17 de março, de 2022 | 12:00

Supermercados podem abrir em seis de 11 feriados em Ipatinga

Emmanuel Franco
Empresas de gênero alimentício funcionarão nos feriados das 8h às 18hEmpresas de gênero alimentício funcionarão nos feriados das 8h às 18h

Foi assinada em Ipatinga, na tarde desta quarta-feira (16), a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que garante a abertura de empresas de gênero alimentício do município em seis dos próximos 11 feriados até dezembro. Estão autorizados a funcionar nestes dias, conforme o documento firmado entre patrões e empregados, supermercados, açougues, casas de carnes, mercearias, varejões, sacolões, hortifrútis e peixarias. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (17) pelo Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço
O setor poderá abrir as portas, das 8h às 18h, em 21 e 29 de abril (Tiradentes e aniversário de Ipatinga, respectivamente), 16 de junho (Corpus Christi), 7 de setembro (Independência do Brasil) e, ainda, nos dias 2 (Finados) e 15 (Proclamação da República) de novembro.

“São duas quintas e duas quartas-feiras, além de uma terça e uma sexta. Gostaríamos de ter conquistado para a classe a abertura dos 11 feriados até o fim do ano, mas, infelizmente, não depende só de nós”, comenta o presidente do Sindcomércio, José Maria Facundes.

O dirigente sindical lembra que uma negociação envolve duas partes e chegar a um consenso, na maioria das vezes, não é simples. “Os funcionários que serão escalados para trabalhar nos seis feriados negociados terão uma compensação financeira, dinheiro que deverá ser gasto na nossa região e ajudará a alavancar a economia”, prevê José Maria. Por último, o presidente do Sindcomércio afirma que as negociações com o Sindicato dos Empregados no Comércio e Serviços de Ipatinga (Seci) que culminaram na assinatura da CCT transcorreram com “cordialidade e bom senso da categoria laboral”.

Mais detalhes

Conforme acordado na Convenção Coletiva, um mesmo empregado poderá trabalhar, no máximo, em quatro dos seis feriados negociados. Também não há permissão para usar a mão de obra do trabalhador quando o descanso semanal remunerado coincidir com o feriado. Os funcionários estarão de folga em 15 de abril (Paixão de Cristo), 1º de maio (Dia do Trabalhador), 15 de agosto (Assunção de Nossa Senhora), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) e 25 de dezembro (Natal).

Em Coronel Fabriciano e Timóteo, as negociações para a abertura do setor em feriados ainda estão em andamento. Mais informações ou dúvidas sobre o que foi acordado na CCT podem ser obtidas por meio dos telefones do Sindcomércio (3821-9020, 3842-2040 e 3849-4490).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário