Expo Usipa 2024 02 - 728x90

17 de março, de 2022 | 15:29

Depois de polêmica, padaria volta a comercializar o bolo com o nome ''nega maluca''

Além de ''nega maluca'', recomendação era para mudar nomes dos doces, ''língua de sogra'', ''teta de nega'' e ''maria mole''

Divulgação
Comerciante foi seguir recomendação de entidade e encontrou resistência de clientes Comerciante foi seguir recomendação de entidade e encontrou resistência de clientes

Um comerciante, de 56 anos, enfrenta ameaças, depois que, seguindo orientações da entidade que representa o setor, em São Paulo, mudou o nome do bolo “nega maluca” para “bolo afrodescendente” na sua padaria.

A decisão resultou em ameaças de um grupo de clientes. Sócio-proprietário da padaria Aveiro, na região sul de São Paulo, Mauro Sérgio Proença, contou que a mudança ocorreu após receber um ofício do Sampapão (Sindicato dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo).

A entidade recomendava ao comércio a alteração nos rótulos de doces a "língua de sogra" passaria a se chamar "pão doce mole", "Maria Mole" passaria a se chamar "sorvete mole" e "teta de nega", "Nha Benta". A justificativa é que esses nomes tradicionais já não são mais aceitos nos dias de hoje.

“Como exemplo marcante dessas mudanças de comportamento social, nomes tradicionais […] que são comercializados há muitos anos em nossas padarias, e que eram vistos até com simpatia, hoje não são mais aceitos e podem levar a constrangimentos e acusações de crime racial, machismo, preconceito”, diz o comunicado.

Proença achou que o novo nome do bolo, afrodescendente, remeteria à origem do bolo e, por isso, “não iria causar constrangimento”.

Depois da mudança, entretanto, terça-feira (15), clientes foram ao estabelecimento reclamar da mudança após a foto viralizar nas mídias sociais. Eles queriam que o nome antigo (bolo nega maluca) fosse recuperado.

O comerciante afirma que funcionários da sua padaria foram ameaçados e constrangidos. Na tentativa de amenizar os ânimos dos clientes, o nome foi novamente mudado para “bolo chocoball”.

Na quarta-feira (16), o comerciante mudou de opinião e recuperou o nome original e o rótulo volta a apresentar o nome tradicional, “bolo nega maluca”.

Divulgação
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Vilma

29 de novembro, 2022 | 12:10

“Boa tarde eu acho tudo ok mas caso darei a minha opinião. Língua de sogra igual beijo de sogra. Maria mole igual bole bole, teta de nega igual vulcão surpresa espero ter ajudado beijo e até lá”

Marley

17 de março, 2022 | 22:51

“A ridicularidade humana em querer mudar coisas tão inúteis, beira a imbecilidade e falta de noção.”

Envie seu Comentário