17 de março, de 2022 | 18:19

Filme dirigido por indígenas no Vale do Mucuri em cartaz na Rede Minas

Sueli Maxakali e Isael Maxakali
''Yãm?yhex: as mulheres-espírito'' resgata a história e os rituais dos Maxakali''Yãm?yhex: as mulheres-espírito'' resgata a história e os rituais dos Maxakali

A Faixa de Cinema, da Rede Minas, apresenta o olhar indígena, registrado por indígenas, com o filme “Yãmĩyhex: as mulheres-espírito”. A obra mostra o ritual das yãmĩyhex (mulheres-espírito) que, após passarem alguns meses na aldeia, se preparam para partir com uma grande festa de despedida.

Durante os dias de festividade, uma multidão de espíritos atravessa a aldeia. A exibição do longa resgata a história e os rituais dos Maxakali, grupo indígena que habita três porções de terras descontínuas no Vale do Mucuri.

As gravações foram realizadas na Aldeia Verde, em Minas Gerais. O filme rodou por festivais e foi vencedor do Prêmio Carlos Reichenbach, na Mostra de Cinema de Tiradentes, em 2020. A direção é dos cineastas indígenas Sueli Maxakali e Isael Maxakali. O casal tem se dedicado às produções audiovisuais que retratam a história e os rituais de seu povo. Juntos, codirigiram outros filmes, como “Quando os Yãmîy vêm dançar conosco” e “Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: essa terra é nossa!”.

A Faixa de Cinema com “Yãmĩyhex: as mulheres-espírito” vai ao ar nesta sexta-feira (18), às 23h, pela Rede Minas. A atração também pode ser vista, no mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário