17 de março, de 2022 | 21:31

Servidores municipais terão 10,5% de reajuste, retroativo a janeiro em Ipatinga

Aprovada em assembleia pelo sindicato da categoria, na noite desta quinta-feira, recomposição salarial contempla todos os trabalhadores da ativa, inclusive celetistas, e também os inativos

Em reunião de negociação com representantes do Sindicato dos Servidores Municipais (Sintserpi), que se estendeu desde o meio da tarde até o início da noite, na terça-feira (15), a administração municipal de Ipatinga oficializou a sua contraproposta para as demandas apresentadas na campanha salarial da categoria em 2022. A informação foi divulgada por meio de nota enviada à imprensa nesta quinta-feira.

O principal benefício é a concessão de um reajuste de 10,5 por cento em cima da tabela de vencimentos do mês de janeiro, com ganho real em relação ao IPCA - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo de 2021, que foi de 10,06%.

Com validade desde o início do ano, o reajuste salarial oferecido foi aprovado pela assembleia da classe realizada na noite desta quinta-feira (17), juntamente com outros itens, e será objeto de projeto de lei a ser encaminhado à Câmara pelo prefeito. Dependendo da agilidade da votação no Legislativo, a correção poderá ser incorporada ao pagamento de março ou ser planejada para uma folha extra referente ao mesmo mês. Já o pagamento da diferença dos valores retroativos será efetuado em três parcelas sucessivas, nos meses de junho, julho e agosto, conforme também acordado com o sindicato.

Serão contemplados cerca de 7.400 servidores da ativa – inclusive Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Controle de Endemias, que trabalham em regime celetista – e aproximadamente 1.900 inativos, representando mais de R$ 4 milhões adicionais na folha mensal da Prefeitura.

Engenharia financeira

“Chegamos a este número graças a um esforço interno relevante para equilíbrio de contas, com medidas austeras de contenção de gastos no nosso primeiro ano de governo, sem o comprometimento de serviços e obras essenciais, além de contar com inteligentes operações de engenharia financeira de nossos técnicos de orçamento”, salientou o secretário de Governo do município, Roberto Soares. Com a anuência e orientação do prefeito Gustavo Nunes – que pediu todo esforço de sua equipe para alcançar um acordo em termos mais satisfatórios para os trabalhadores –, ele discutiu e negociou com o sindicato a pauta de reivindicações ao lado do secretário de Fazenda, Mateus Shinzato, mais o secretário de Administração, Matheus Braga, e o secretário de Planejamento, Régis Carlos.

Os interlocutores do governo municipal destacaram que, com a recomposição viabilizada, não haverá mais nenhum servidor da Prefeitura ganhando salário mínimo, estando todos, sem qualquer exceção, acima do piso nacional, algo que é inédito.

Auxílio-alimentação e horas extras
A Administração de Ipatinga ainda propôs ao sindicato a elevação do auxílio-alimentação em quase 20%, fixando-o em R$ 240,00. Contudo, na noite desta sexta a assembléia do Sintserpi decidiu por continuar negociando o valor.

Diante de reclamações quanto a majorações de preços de mercadorias, também foi solicitado ao sindicato que envie ao poder público, dentro do menor prazo possível, uma lista com sugestões de estabelecimentos preferenciais a serem credenciados para utilização do cartão do benefício, a fim de preservar ao máximo o poder de compra dos servidores.

Outra conquista importante para a categoria, anunciada pelo governo e aprovada na assembléia do sindicato, é a providência dos meios legais necessários para pagamento do adicional de horas extras feitas aos sábados em 100%, em vez dos 50% atuais.

Data-base

O Executivo de Ipatinga também acordou com o Sintserpi a fixação da data-base da categoria em 1º de janeiro. Contudo, o limite de negociação deverá se estender até 15 de março, com margem para que a gestão possa analisar com maior profundidade os números do orçamento anual, normalmente submetido à avaliação do Legislativo.

Outra decisão durante a reunião foi a abertura para constituição de uma mesa permanente de negociações, para que o Executivo e o sindicato possam dialogar quanto a questões relevantes no transcurso do mandato.

Representando o Sintserpi, participaram da reunião na Prefeitura a presidente Domitila Morais Gonçalves, Helenir de Lima Moura Jesus (secretária de Formação e Relações Sindicais), Moarlen Lande (secretário Geral), Misael Borges (da Direção Plena) e Manoela Medeiros (assessora de Imprensa).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Timotense

20 de março, 2022 | 16:48

“Em quanto isso em Timoteo o sindicato so trabalha pra melhorias nas funções que seus líderes sao concursados,deixam passar editais onde o concursado não tem plano de carreira,fasem vista grossa pra perseguição política,não questiona divisão do fundeb e por ai vai,más os servidores também são culpados por deixar os mesmos que se perpetuam no poder,com diretores em cargos comissionados e etc .”

Envie seu Comentário