18 de março, de 2022 | 08:35

Depois da China, incidência de novos casos de covid volta a subir na Europa

Reprodução de vídeo
Países da Europa estudam medidas para enfrentar novo crescimento de casos de covid-19  Países da Europa estudam medidas para enfrentar novo crescimento de casos de covid-19
Com informações da RTP - Rádio e Televisão de Portugal
Em 14 dias, a incidência de novos casos de covid-19 voltou a subir na Europa, após várias semanas de queda sustentada, informou nesta sexta-feira (18) o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC).

Segundo o ECDC, a subida foi de 4,6% e a incidência atingiu 1,56 mil casos por 100 mil habitantes (dados até 13 de março), valor que sobe para 9,1% nos maiores de 65 anos. Há 14 países que registraram tendência ascendente, em contexto em que vários reduziram o número de testes.

Conforme noticiado esta semana, um novo e repentino surto de casos de covid-19, causados por variações do coronavírus atingiu países da Ásia e do Pacífico. Cada país seguiu caminhos diferentes para enfrentar a situação com a retomada da pandemia, já em seu terceiro ano. A China tomou a decisão de isolar regiões atingidas com o surto, com o confinamento de uma população estimada em 41 milhões de pessoas.

Ações

O cenário indica que o mundo precisará manter ações preventivas, como uso de máscaras em locais de aglomeração de pessoas, incentivar os hábitos de higienização das mãos e alimentos e evitar grandes eventos, esportivos e culturais, sob risco da retomada repentina da pandemia.

Idosos

Na Europa, o aumento da transmissão, principalmente em idosos, piora os indicadores de gravidade: seis países relataram aumento na ocupação hospitalar e cinco na taxa de mortalidade.

"Em tempos de alta incidência, é provável que algumas pessoas sejam hospitalizadas ou morram com, e não de covid-19. As internações e a ocupação de unidades de terapia intensiva, que poderiam dar um quadro mais preciso da gravidade, permanecem em níveis relativamente baixos", diz o texto.

O relatório semanal do órgão de referência para epidemias da União Europeia (UE), com sede em Estocolmo, destaca, contudo, que nove dos 28 países registraram tendência de aumento de unidades de cuidados intensivos em relação à semana anterior.

O ECDC considera também que a situação epidêmica, que inclui vários elementos além da incidência, é de grande preocupação principalmente em três países (Islândia, Irlanda e Holanda) e em mais 18, incluindo Áustria, Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Noruega e Portugal.

A situação epidémica na Bélgica, Bulgária, Hungria, Itália, Lituânia, Polônia, Espanha e Suécia é de preocupação moderada e, no caso da Romênia, baixa.

As previsões para as duas próximas semanas na UE e no Espaço Económico Europeu (EEE) indicam tendência crescente na incidência e uma tendência estável nas internações e óbitos.

Segundo os dados disponíveis, 83,1% da população com mais de 18 anos na UE/EEE receberam o ciclo completo da vacina contra a covid-19 e 62,9% já têm a dose de reforço.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário