18 de março, de 2022 | 14:45

Procurador-Geral de Justiça visita Ipatinga para apresentar órgão do MPMG

Prefeitos e diversas autoridades da região do Vale do Aço se reuniram no Centro Cultural Usiminas para conhecer mais detalhes do COMPOR

Anderson Figueiredo
Reunião na manhã desta sexta-feira, em Ipatinga, apresentou o Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (Compor)Reunião na manhã desta sexta-feira, em Ipatinga, apresentou o Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (Compor)

O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Junior, visitou Ipatinga nesta sexta-feira (18). Jarbas veio ao Vale do Aço para se encontrar, no Centro Cultural Usiminas, com prefeitos e autoridades do Vale do Aço, quando apresentou o Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (Compor).

“Nós estamos aqui para mostrar aos prefeitos e à comunidade que a política de autocomposição é a melhor solução, porque traz também uma paz social, uma tranquilidade para aquelas partes que negociaram”, explicou o procurador.

Como funciona

O Compor foi criado em 2021, pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com o objetivo de implementar, adotar e incentivar um método de solução de conflitos baseado na negociação e mediação. O órgão, instalado em Belo Horizonte, serve como mediador e propõe que as partes envolvidas sentem e conversem para achar soluções sem a necessidade de levar ao judiciário.

“Nós do Ministério Público somos um órgão por si, autor de ações e nós chegamos à conclusão, depois de muito tempo, e com base na nova legislação, que é melhor o Ministério Público buscar soluções sem necessariamente utilizar o poder judiciário”, apontou Jarbas.

Ainda de acordo com o procurador-geral, a criação do órgão se fez necessária, principalmente para desafogar a Justiça. “É uma política necessária, o Ministério Público sair da zona de conflitos. Usar sempre que necessário a ação civil e ação penal. Mas, fazer o que a instituição faz agora, os acordos, as soluções extrajudiciais dentro do próprio MP, desafogando a Justiça”, disse.
Anderson Figueiredo
O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes; o procurador-geral estadual da Justiça, Jarbas Soares Junior; e o senador Alexandre Silveira participaram de evento no Centro Cultural UsiminasO prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes; o procurador-geral estadual da Justiça, Jarbas Soares Junior; e o senador Alexandre Silveira participaram de evento no Centro Cultural Usiminas

Resultados

Jarbas fez questão de exemplificar em números o resultado já alcançado no primeiro ano do órgão. “No último ano, nós fizemos 10 mil acordos nas ações penais, o que quer dizer: são menos 10 mil ações e 10 mil soluções para aqueles problemas como resposta do poder do Estado. Então o COMPOR é um órgão hoje instalado em Belo Horizonte que serve de mediação dos conflitos nos quais o Ministério Público é autor”, pontuou.

Ainda em 2021, o COMPOR também atuou na mediação que chegou ao acordo entre o Governo do Estado e a Associação Mineira de Municípios (AMM), para regularização dos repasses dos valore das verbas da saúde, que estavam em atraso. “No caso específico das verbas da saúde de seis bilhões e oitocentos mil reais, foi no COMPOR. Foi no Ministério Público que houve o acordo entre o Estado e os municípios”, lembrou.

Parceria com os municípios

Vários prefeitos de cidades da região do Vale do Aço estiveram presentes no encontro, entre eles o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PSL), que estava empolgado com a possibilidade de conhecer mais do órgão do MPMG. “O município sempre precisa da ajuda do Ministério Público. E agora, com o Compor, como a apresentação que vai ser feita aqui para os prefeitos e lideranças políticas da região, nós vamos entender melhor de fato como vai funcionar esse projeto”, afirmou.

Gustavo explicou também, que, por muitos anos, alguns prefeitos carregavam a ideia de que o MP era inimigo da administração municipal. “Hoje nós estamos provando aqui que isso não existe. Muito pelo contrário, o Ministério Público é parceiro dos municípios e está agora querendo fazer, ampliar ainda mais esse trabalho”, declarou.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jorge

18 de março, 2022 | 16:38

“Ministério Público defender os direitos individuais indisponíveis, como o direito à vida, ao trabalho, à liberdade, à saúde, dos portadores de necessidades especiais,no caso do prefeito GUSTAVO não há um consenso no direito da lei federal, às terapias aos potadores TEA(autismo),fala bonito no jornal, mas não faz nada para resolver os pedidos de tratamento ao MPMG.”

Envie seu Comentário