20 de março, de 2022 | 09:00

Dionísio quer sediar fábrica da Heineken

Divulgação
Terreno localizado no distrito de Baixa Verde, às margens da LMG-760, seria o possível destino da fábrica de cervejaTerreno localizado no distrito de Baixa Verde, às margens da LMG-760, seria o possível destino da fábrica de cerveja

A possível instalação de uma fábrica da cervejaria Heineken na região tem movimentado as administrações municipais. Dionísio também entrou na disputa e, segundo o prefeito Francisco Castro Souza Filho, o Nando (MDB), uma localização privilegiada está à disposição para receber a empresa, situada no distrito de Baixa Verde, à margem da MG-760.

Conforme apurado pelo Diário do Aço, dentro do plano de governo do prefeito Nando, projetos estão sendo construídos para a atração de médias e grandes indústrias, com incentivos fiscais/tributários, bem como concessão de áreas para empreendimentos. “Neste momento temos enorme interesse em sediar uma fábrica da Heineken e estamos aguardando a análise do formulário, enviado previamente para a Agência de Desenvolvimento do Vale do Aço”, informou o prefeito. 

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana (RMVA), tem feito um levantamento, junto aos executivos locais, de condições e benefícios a serem oferecidos para receber o empreendimento.

Veja mais:
Municípios disputam instalação de Cervejaria Heineken
Governo de Minas faz levantamento no Vale do Aço para possível instalação de fábrica da Heineken
Santana do Paraíso apresenta estudo de viabilidade para sediar fábrica da Heineken

Diversos municípios mineiros anseiam pela instalação da fábrica da cervejaria. Anteriormente, o destino da empresa seria o município de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, mas o projeto não foi adiante. A cidade foi descartada porque o terreno onde a fábrica seria construída é próximo a uma área de preservação ambiental e arqueológica. Porém, a Heineken segue o projeto de construir uma nova planta em Minas, conforme anunciado pelo diretor de Assuntos Corporativos do grupo no Brasil, Mauro Homem.

Potencialidades

Sobre a área em que a fábrica poderia ser instalada, o prefeito Nando adiantou que se trata de um local amplo, no distrito de Baixa Verde, às margens da LMG-760, em um terreno com água em abundância, bem como de boa potabilidade. Atualmente, a economia do município gira em torno da agropecuária, com ênfase no extrativismo vegetal de eucalipto, além de comércio e serviços.

A administração municipal salienta que a cidade se destaca na região pela quantidade de lagoas, “extraordinária qualidade da água, bem como sua abundância”, aponta. Além disso, lembra que Dionísio está localizado próximo ao gasoduto, que canaliza gás natural para o Vale do Aço e Leste de Minas, e da ferrovia Vitória-Minas, além do aeroporto regional.

“Logisticamente, possui localização privilegiada a 30km da BR-262, 50km da BR-381, e 115km da BR-116. Os munícipes possuem qualificação e avidez necessária, devido à presença da ArcelorMittal por toda a história da cidade. Dionísio possui gigantescas áreas para acolher um enorme parque industrial, e encontra-se preparada para aplicar todas as diretrizes fundamentais do Decreto da Liberdade Econômica, sancionada pela atual gestão, proposta pelo Governo do Estado de Minas Gerais”, conclui o prefeito. 

Mais dois na disputa

Além de Dionísio, Santana do Paraíso e Jaguaraçu são outros dois municípios que manifestaram interesse em receber a cervejaria, ambos com áreas livres para a instalação de uma fábrica deste porte. Em tempos de crise econômica e busca por geração de emprego, as cidades que tem “espaço” para crescer podem ter uma carta na manga, em comparação aos vizinhos, bem saturados quando o assunto é disponibilidade de área.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário