22 de março, de 2022 | 10:00

No Dia Mundial da Água, especialista em Educação Ambiental alerta sobre escassez do recurso

(Bruna Lage - Repórter do Diário do Aço)
Yago Cardoso
Especialista alerta: ''água doce e disponível para o ser humano é escassa''Especialista alerta: ''água doce e disponível para o ser humano é escassa''

O Dia Mundial da Água é celebrado anualmente em 22 de março. Mais do que uma data no calendário, o objetivo é despertar na sociedade a importância de preservação e uso consciente do recurso. A química Industrial, especialista em Educação Ambiental e mestre em Mitigação de Impactos Ambientais, Viviane Macedo Reis Araújo, que atua em Ipatinga, chama a atenção para o que todos já sabem: a água doce disponível para o ser humano é escassa. E faz outro alerta: a próxima grande guerra mundial deve ser por recursos naturais.

Viviane lembra que a água é essencial para que a vida possa existir. “Podemos viver sem luz, mas não podemos viver sem água. O corpo de um adulto é composto por aproximadamente 70% de água. Um dos pontos mais importantes que deve ser discutido sobre este assunto é a disponibilidade e distribuição da água doce no mundo. Devemos ter consciência de que no mundo tem muita água, mas doce e disponível para o ser humano é escassa”, salienta.

Ela alerta que, do total de água no mundo, 97,5% é salgada ou salobra dos oceanos e somente 2,5% é de água doce, mas apenas 0,36% está disponível para que possamos usufruir sem gastos maiores, como a dessalinização (processo de remoção do sal e filtragem). “Apenas 0,36% está disponível em lagos, rios, onde é mais fácil a captação”, reforça.

Crise hídrica

A crise hídrica tem sido um dos principais temas em debate no país e Viviane pondera que não há como falar do assunto sem abordar as mudanças climáticas, como o efeito estufa e aquecimento global. “O que provoca a variabilidade e a imprevisibilidade dos padrões climáticos, refletindo em situações extremas, tais como secas, ciclones, tempestades tropicais, dias frios em época de dias quentes e dias quentes cada vez mais quentes”, exemplifica.

Outro ponto importante, conforme explica a especialista, é o ciclo da água, que tem de ocorrer de forma equilibrada, mas não está. “O ser humano, com aumento da população, sem preservação ambiental e somente visando o dinheiro, está atrapalhando esse ciclo. Não conseguiremos reverter a quantidade de plástico nos rios, lagos e oceanos. Quando despejamos plástico, o ciclo hidrológico é afetado. Esse processo está sendo abalado por causa da ação humana”, lamenta.

A percepção de que há grande quantidade de água no Brasil é equivocada, na opinião de Viviane. “Temos de tirar essa visão, vemos um certo comodismo a respeito e isso gerou uma cultura de uso abusivo. Por causa das mudanças climáticas e problemas ambientais que vem ocorrendo, o ciclo hidrológico foi afetado. Chove muito em alguns locais e nada em outros. E nestes, chove muito e durante um período curto de tempo. Não tem uma constância”, salienta Viviane.

Energia cara

Com a crise hídrica, o valor pago pela energia elétrica tem sido alto. Para redução, Viviane aponta que o ideal é investir em energia solar, eólica e outras renováveis e que devem ser prioridade para o futuro. “Ainda bem que agora tem uma gama de empresas implantando energia solar, porque perceberam que é melhor do que pagar energia para o governo, no nosso caso, para a Cemig. Seria interessante que o governo pudesse facilitar o financiamento dessas energias para cidadãos comuns, o que possibilitaria redução de taxas. Se continuarmos como estamos, vamos continuar poluindo e sofrendo no bolso. Precisamos de muita vontade política neste sentido”, avalia.

Viviane lembra que estamos vivendo tempos difíceis, de falta de colaboração mútua e de polarização. “Em que o senso de coletividade está ficando cada vez mais distante de ser alcançado. Se hoje está acontecendo uma guerra por poder e território, num futuro muito próximo viveremos uma guerra para disputar os recursos naturais do planeta. A atenção dos outros países se voltará para o Brasil, onde temos o Aquífero Guarani, por exemplo (que ocupa áreas no Paraguai, Uruguai e Argentina, mas a maior parte em estados brasileiros). E hoje, o que fazemos é muito pouco em relação ao que está por vir em termos de mudanças climáticas e aquecimento global”, alerta.

No Dia Mundial da Água, a química Industrial acredita que datas do tipo são importantes para incentivar e promover a conscientização. “As pessoas precisam ter consciência, precisamos também de ações políticas e atitudes públicas, de forma a amenizar a crise hídrica. Caso contrário, teremos mais e mais problemas em relação à qualidade da água. Não que vá acabar, mas não vamos ter qualidade, o que torna o tratamento mais caro e isso volta para o nosso bolso. As pessoas têm de se conscientizar em termos gerais. Não poluir o ar, não jogar lixo em locais impróprios, criação de aterros sanitários e outras ações que nos permitirão amenizar essa poluição e termos água cada vez mais abundante”, conclui.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Carlos Roberto Martins de Souza

22 de março, 2022 | 11:39

“A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA
Carlos Roberto Martins de Souza

Água nossa de cada dia nos daí hoje, neste dia especial,
Pois hoje comemoramos um marco muito especial!
Hoje é uma data importante para as gerações futuras,
Se preservarmos a natureza terão vidas seguras.
Temos um bem precioso, dependemos dele para viver,
A água que mata a nossa sede, sem ela o homem pode morrer.
É ela que vem dos céus, que está nos lagos, nos rios e no mar,
Que brota em pequenas nascentes na terra, para nossa sede matar.
A água que temos e que chega limpa em nosso lar,
Mata a nossa sede e nos banha, e útil para o povo cozinhar.
Mas quando o ser humano desmata, faz essa fonte secar,
Ele só vai valorizar esse bem, no dia que ele faltar.
O descaso de todos é muito grande, bem como a poluição.
A água que desperdiçamos, está faltando em alguns pontos da nação,
Toda hora necessitamos dela, mas dela não sabemos cuidar.
Cuidado, muito cuidado, pois essa água tão preciosa, um dia pode faltar.
Então não jogue água fora, se liga, pare de fazer isso,
De estar deixando torneira e chuveiro aberto, evite esse desperdício.
Reflita e pense nisso, não seja mais tão teimoso,
Pois a água que Deus nos dá é vida, é também UM BEM PRECIOSO.”

Envie seu Comentário