22 de março, de 2022 | 09:00

Santana do Paraíso elabora estratégias para avançar na imunização contra a covid-19

Ações vão desde a ampliação do número das unidades de saúde até a visita de profissionais da saúde na casa dos moradores que estão atrasados com as doses ou que tenham alguma dificuldade de locomoção

Divulgação
Profissionais da saúde vão a zona rural imunizar as famílias Profissionais da saúde vão a zona rural imunizar as famílias

O município de Santana do Paraíso tem adotado e intensificado medidas para que os moradores se vacinem contra a covid-19. As ações têm o objetivo de orientar e alertar a população a respeito da importância da imunização. Fernanda Matos, que é referência técnica da Vigilância em Saúde, explica que o trabalho tem sido desafiador. “A procura de vacina contra a covid-19 no município foi muito baixa, foi muito dificultosa. Nós tivemos a estratégia de montar pontos estratégicos, mas mesmo assim não teve tanta adesão como a gente esperava”, afirma.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde indicam que Santana do Paraíso possui apenas 24,94% de cobertura da terceira dose/reforço. Segundo a técnica, a preocupação da pasta atualmente é a segunda dose e a dose de reforço. “A taxa de vacinação nessas duas doses está muito baixa”, destaca.

Busca ativa

Desde o início da imunização, Santana do Paraíso vem elaborando planos estratégicos para alcançar o maior número possível de vacinados, um deles foi a busca ativa. Essa estratégia se baseia na ida dos profissionais da saúde até a casa dos cidadãos, questionando se eles já foram imunizados e qual o motivo de ainda não terem sido vacinados. “Existem pessoas que querem assinar o termo de recusa da vacina. Então assim, é bem complicado”, explica Fernanda. Em Paraíso, assim como ocorreu em outros municípios Brasil afora, as pessoas que se recusam a tomar a vacina precisam assinar um termo, confirmando que não desejam a imunização.

A profissional da saúde esclarece ainda que a busca ativa pode ser feita de duas formas. No primeiro caso o agente faz contato para lembrar ao morador que o dia da vacinação está chegando. No segundo, o profissional visita o munícipe para entender os motivos do atraso na imunização.

“É feita uma planilha com o nome dos pacientes que foram vacinados. Quando vai chegando a época da data da vacinação, os agentes de saúde vão de casa em casa orientando ao paciente a ir na unidade ou até mesmo ligando para orientar sobre a segunda dose”, conta Fernanda Matos. A abordagem pode ser executada de forma presencial, indo às casas, ou por ligação.

Imunização em casa

Em alguns casos específicos, os profissionais de saúde vão até os imóveis dos moradores para vaciná-los. “No início da campanha, a gente priorizou os idosos. Então foi feita a vacinação toda em casa. E até hoje é feito para esses pacientes, que a gente fala que são domiciliares. São aqueles que têm alguma dificuldade de locomoção ou até mesmo os acamados”, explica a profissional. Há casos também em que os agentes de saúde vão à zona rural. O objetivo é imunizar as famílias que estão mais afastadas.

Verônica Maria de Carvalho Filho, que é enfermeira e trabalha na vacinação contra a covid-19 desde junho de 2021, se sente realizada profissionalmente. “A emoção de levar a vacina para as pessoas, principalmente para aquelas que não podiam chegar até o local da vacinação, é muito gratificante. Durante esse período, nós vimos a alegria das pessoas ao receberem a vacina em seu domicílio. É uma mistura de emoção”, disse.

Dona Geralda da Silva Amorim é uma das moradoras de Santana do Paraíso que está grata pela assistência. “Foi muito importante essa vacina que eu tomei porque muitas das vezes a gente não pode ir ao posto, mas as meninas vieram aqui e trouxeram para a gente tomar”, declarou. Maria Madalena Fernandes Amorim também recebeu a vacinação no conforto do lar. “Esse trabalho indo nas casas para fazer uma vacina, igual já vieram aqui e já aplicaram vacina em mim, foi muito bom porque tenho muita dificuldade para andar”, explicou.

Vacinação em todas as unidades

A administração pública divulgou que, a partir desta segunda-feira (21), haverá vacinação em todas as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de 8h as 15h30. A exceção é a ESF de Ipaba do Paraíso, que fará a imunização apenas nas quintas-feiras, de 8h as 12h. “Antes nós tínhamos cinco pontos estratégicos de vacinação no município, agora nós ampliamos a todas salas de vacina a terem a vacina covid, tanto pediátrico quanto adulto”, explicou Fernanda Matos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Claudiney Paradela Machado

22 de março, 2022 | 18:03

“Primeiro tem trocar esses profissionais do posto azul aqui do industrial porque eu tive que ir lá em águas claras tomar a vacina por causa da incompetência e falta de vontade trabalhar desses servidores que inventaram um monte de desculpa pra não me dar a vacina e não foi uma vez só não”

Envie seu Comentário