22 de março, de 2022 | 14:35
Usiminas comemora o Dia Mundial da Água com recuperação de nascentes
Divulgação
80% da água captada e usada pela Usina de Ipatinga é tratada e devolvida ao rio Piracicaba
80% da água captada e usada pela Usina de Ipatinga é tratada e devolvida ao rio Piracicaba
Hoje, 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água e a Usiminas participa dessa data com o programa Mobiliza Todos pela Água”. A companhia, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Aço (CIMVA) e o Instituto Interagir, criaram este programa que atua na pesquisa, produção e melhora na disponibilidade de água. Até o momento, o projeto cadastrou mais de 5 mil nascentes, sendo 1.400 protegidas somando os últimos cinco anos, informou a empresa.
Ações de proteção e recuperação de nascentes, georreferenciamento, monitoramento da vazão hidrológica dos principais cursos dágua, implantação de viveiros florestais, recomposição vegetal de áreas desmatadas e atividades de educação ambientais são algumas das iniciativas propostas.
Dentro da plataforma Usiminas Mobiliza”, essa frente se conecta com outro programa na área sustentável, o Caminhos do Vale”, que proporciona a doação do agregado siderúrgico para recuperação de estradas em 84 municípios e, em contrapartida, as prefeituras se comprometem com o cuidado com as nascentes.
Água na Usiminas
A Usiminas destaca sua vocação à proteção do meio ambiente e à gestão responsável dos recursos naturais. O consumo racional da água é evidente na rotina das suas operações e apresenta importantes indicadores”. Exemplo disso é que 95% da água utilizada na Usina de Ipatinga é reciclada por meio de 26 centros de recirculação distribuídos nas diversas áreas de produção; 80% da água captada é devolvida ao rio Piracicaba, após ser devidamente tratada, o suficiente para abastecer uma cidade de um milhão de habitantes.
*Confira o vídeo que mostra exemplos de mananciais recuperados, pelo projeto, além dos benefícios gerados que são apresentados pela comunidade local.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]