23 de março, de 2022 | 10:59

Construção do contorno rodoviário da MG-760, em Timóteo, pode sair do papel

Alex Ferreira/Arquivo DA
Conclusão da obra da MG-760 é marcada por expectativa por parte dos usuários da via, e contorno rodoviário de Timóteo é o novo desafio  Conclusão da obra da MG-760 é marcada por expectativa por parte dos usuários da via, e contorno rodoviário de Timóteo é o novo desafio
A pavimentação do contorno rodoviário da MG-760, em Timóteo, pode finalmente se tornar realidade. Isso porque o Departamento de Estradas e Rodagens (DER-MG) publicou edital para contratação de empresa de engenharia para elaboração de Projeto de Melhoramentos, Pavimentação e OAE (Obra de Arte Especial) dos trechos do contorno do município, com extensão de 17,58 km. O processo de contratação ocorrerá às 14h do dia 29, em Belo Horizonte, no Regime Diferenciado de Contratações (RDC).

“A partir deste estudo saberemos o valor do quantitativo de cada item e na planilha final o valor total da execução da obra”, publicou o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys (PSB), em seu perfil no Instagram.

Obras complementares

Sem o contorno de Timóteo, a pavimentação da MG-760 pode não ser suficiente para atender a uma antiga demanda de ligação do Vale do Aço com a Zona da Mata mineira. E a população já sentiu na pele essa situação. Recentemente, com o fechamento da BR-381 em Nova Era, por causa de um deslizamento de talude, que destruiu a pista no Km 321, a rota da MG-760 (São José do Goiabal a Cava Grande) e MG-425, de Cava Grande a Timóteo, passou a ser usada como alternativa para entrar e para sair do Vale do Aço.

Entretanto, as ruas apertadas em Timóteo entraram em colapso com o escoamento do tráfego da rodovia. Em especial, um trecho da avenida Acesita, entre os bairros Centro Sul e Ana Rita, não suportaria a demanda, pois é construído em uma encosta protegida por um gabião.

Ao longo dos meses anteriores, o Diário do Aço publicou reclamações de moradores, principalmente do bairro Ana Rita. Eles apontaram reivindicações sobre a avenida Acesita, que à época possuía limitação de veículos até dez toneladas, mas veículos maiores percorriam o trecho e provocavam danos.

O assunto vem sendo discutido há anos, sem uma solução. Em uma audiência pública realizada em novembro de 2016, na sede do Parque Estadual do Rio Doce, representantes do DER deixaram claro que a variante ou “contorno de Timóteo” refere-se a outra obra, que não foi tratada no âmbito dos recursos da pavimentação de Cava Grande a São José do Goiabal, oriundos da compensação por estragos ambientais com o rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana, em 2015.

Já publicado:
Variante da MG-760 em Timóteo permanece sem solução

DER

No mês de agosto de 2021, assessores técnicos que acompanhavam o diretor-geral do DER-MG, Robson Carlindo Santana Paes Loures, explicaram, num evento no Vale do Aço, que a obra se trata da construção de uma nova estrada, que deverá começar do zero, com os estudos de impacto material, pois margeia a área de amortecimento do Parque Estadual do Rio Doce, áreas de preservação permanente com a presença de lagoas, entre outros entraves.

A “variante MG-760” deverá ligar o distrito de Cava Grande ao contorno rodoviário da BR-381, via bairros Licuri, Alphaville e Limoeiro, em Timóteo, haja vista que as ruas dos bairros Ana Rita, Centro-Sul, São José, Primavera e Olaria, na sede de Timóteo, não suportariam o tráfego de veículos pesados que a rodovia irá canalizar.

MG-760

As obras de pavimentação da MG-760, que incluem o trecho que liga o distrito de Cava Grande, em Marliéria, ao município de São José do Goiabal e a BR-262, estão em andamento.

O custo total da obra é de R$ 128 milhões. O dinheiro é proveniente de um acordo com a Fundação Renova, como compensação pelos danos causados com o rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana, em 2015. O acordo permitiu que a obra, parada desde 2018, fosse retomada em abril deste ano. Desde então, o asfaltamento que tinha parado no povoado de Santo Antônio da Mata avançou e já passou do distrito de Baixa Verde, em Dionísio. A extensão total é de 57 quilômetros.

O asfaltamento da rodovia é uma promessa antiga e muito aguardada pela população. A primeira ordem de serviço para a pavimentação da MG-760 foi assinada nos anos 1980, pelo então govenador Newton Cardoso. A obra parou e foi retomada algumas vezes e, desde então, tem sido motivo de diversas matérias e expectativa por parte da sociedade.
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Comentários

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Tião Aranha

31 de julho, 2022 | 12:35

“Não se constrói rodovia sem verba federal, e o atual governador Zema em entrevista aqui, no DA, reclamou muito desta falta de ajuda. Hoje ele tá na frente na pesquisa, na frente do Kalil, pelo menos por enquanto. Risos.”

Ivan Claudio Nunes

02 de junho, 2022 | 20:17

“não e apenas por politica que as obras estão avançando mas sim por uma iniuciativa privada ou seja a fundação renova . ela esta bastante avançada faltando apenas 10 km para concluir na chegada da 262 o restante a empresa voltara logo para fazer o resto da estada do percurso de onde parou em baixa-verde e a abertura de uma variante ligando a outra saindo fora da lagoa aguape encurtando o caminho na nova variante a ser feita mais conhecida por youtubers como variante viveiro de mudas”

Luiz Santos Destro

29 de março, 2022 | 11:56

“Tem que lembrar ao vale do aco , que estamos praticamente em eleicoes, e que tudo é só promessas, virando assim essa obra uma plataforma política .”

Edimir Rodrigues

23 de março, 2022 | 09:09

“Eu gostaria que fosse verdade e não uma oportunidade em ano Eleitoral. A própria MG 0760 vem sendo explorada politicamente há mais de 30 anos sem ser concluída. Mais quase 18 km eu duvido. ESTÃO NOS EGANANDO MAIS UMA VEZ.”

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