23 de março, de 2022 | 11:00

Apenas 38% do público-alvo recebeu dose de reforço na macrorregião do Vale do Aço

Yago Cardoso
Conforme a SES, cerca de 5 milhões de mineiros já poderiam ter recebido a dose de reforçoConforme a SES, cerca de 5 milhões de mineiros já poderiam ter recebido a dose de reforço

Após três meses do início da aplicação da dose de reforço contra a covid-19, a macrorregião do Vale do Aço está com 38% do público-alvo imunizado com tal dose. Os dados são do painel Vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Na macrorregião do Vale do Aço, já foram aplicadas 636.218 (79,49%) como primeira dose contra a covid-19, 584.516 (73,03%) como segunda dose/dose única. Já como dose de reforço foram aplicadas 250.166 (38,16%), que é voltada para o público com mais de 18 anos.

50% do público-alvo

Nesta semana, Minas Gerais atingiu 82% da população com mais de cinco anos de idade com o esquema vacinal completo (duas doses ou dose única) da população, conforme o Vacinômetro. Por outro lado, a dose de reforço foi aplicada em apenas 50% do público-alvo. Conforme a SES, cerca de 5 milhões de mineiros já poderiam ter recebido a dose de reforço, mas estão com o cartão de vacina atrasado.

Pessoas aptas

Segundo o levantamento da SES-MG, considerando o prazo para se receber a dose de reforço - de quatro meses a partir da aplicação da segunda dose, e de dois meses a partir da aplicação da dose única - há, atualmente, 13,2 milhões de pessoas no estado aptas a recebê-la.

Uma vez que existe registro de 8,1 milhões dessas doses aplicadas em Minas Gerais, segundo dados do painel Vacinômetro, restariam ainda 5,1 milhões de pessoas elegíveis para tomar o reforço e que não o fizeram. “A dose de reforço é fundamental para evitar hospitalizações e óbitos por covid, principalmente entre os grupos mais vulneráveis”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

Máscaras

Conforme a SES-MG, com metade do público-alvo sem a terceira dose, fica mais distante também o uso facultativo de máscaras em locais fechados. No dia 12 deste mês, a SES-MG anunciou a orientação de que seja atingida a meta de 80% da vacinação completa e 70% da dose de reforço para que haja a dispensa de máscaras em lugares fechados.

Já o uso de máscara em locais abertos é facultativo em Minas Gerais. A medida foi tomada a partir da melhora dos indicadores da pandemia no estado e do avanço na vacinação. Vale lembrar que cabe aos municípios a decisão de adotar ou não a orientação. A SES-MG ressalta ainda que a desobrigação não é um desestímulo à utilização da máscara. O critério adotado para as recomendações sobre o uso da máscara tem por objetivo ampliar a imunização nos municípios e proteger os mineiros contra a doença.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário