24 de março, de 2022 | 09:45

Baixo índice de vacinados com 3ª dose impede liberação da máscara em locais fechados em Santana do Paraíso

Yago Cardoso
Equipamento de proteção deve ser liberado quando município alcançar números mais robustos na imunização com dose de reforçoEquipamento de proteção deve ser liberado quando município alcançar números mais robustos na imunização com dose de reforço

Desde o dia 11 de março, os paraisenses estão liberados do uso da máscara em ambientes abertos. A não obrigatoriedade do uso do equipamento de segurança foi autorizada pelo governo municipal com a publicação do Decreto n° 1164. A partir do documento, o uso da proteção facial para prevenção à covid-19 se tornou facultativo nos ambientes abertos.

O próximo passo na flexibilização seria desobrigar do uso do equipamento em locais fechados, mas segundo o prefeito Bruno Morato (Avante), a medida ainda não é possível devido ao número baixo de vacinados com a dose de reforço/3ª dose.

“Em ambientes fechados nós seguimos recomendações técnicas da Secretaria de Saúde, que recomenda que os municípios só liberem quando a cobertura da terceira dose de vacina atingir pelo menos 70% da nossa população. E nós estamos aí apenas com cerca de 26%”, explicou.

Liberação da máscara

De acordo com Fernanda Matos, referência técnica da Vigilância em Saúde, a liberação do uso da proteção facial em ambientes fechados só será possível quando os índices de vacinação melhorarem.

“Quanto a gente fala de desobrigação do uso de máscara, a gente tem que entender o seguinte: como nós vamos desobrigar o uso de máscara se um dos modos de controlar a doença é vacinando? Então, se o índice está mostrando que está com apenas 26% de vacinados em terceira dose sendo que o preconizado é 70%, não estamos seguros. O vírus ainda está circulando e não é o momento de tirar”, enfatizou.

Instruções do Governo de Minas

O uso de máscaras em locais abertos se tornou facultativo em Minas Gerais a partir de 12 de março, mas cada município teve autonomia para decidir sobre o tema. A medida, segundo o governo, foi tomada a partir da melhora dos indicadores da pandemia no estado e ao avanço na vacinação. Para guiar as administrações municipais na decisão de liberar ou manter o uso da máscara, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) estipulou alguns critérios.

Para a desobrigação em locais abertos, o município deve ter atingido o índice de pelo menos 80% da população com esquema vacinal completo (duas doses ou dose única). Para liberação do uso do equipamento em ambientes fechados, a Secretaria recomenda que pelo menos 70% das pessoas com mais de 18 anos estejam vacinadas com a dose de reforço. 

Todos devem colaborar

Para que o equipamento de segurança não faça mais parte da rotina da população, todos vão precisar contribuir, é justamente isso o que explica a técnica. “Para a gente tirar a máscara depende de nós, depende de os munícipes irem às unidades de saúde e estarem vacinandos”, afirmou Fernanda Matos.

“Peço que a população faça sua parte. Todos nós queremos ficar livres do uso da máscara o quanto antes, mas é necessário ter prudência e que cada um faça sua parte”, pediu o prefeito.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jose Newton

24 de março, 2022 | 12:27

“Máscaras em sua maioria sem aprovação do IMETRO. Aí vc coloca a máscara e fica uma greta enorme do lado direito e esquerdo do nariz, bem como vc consegue até enxergar objetos do outro lado da máscara. Enfim, não protege absolutamente nada. Os vírus passam facilmente por ela seja por cima ou por ela diretamente. Estas autoridades não sabem raciocinar.”

Carlos Roberto Martins de Souza

24 de março, 2022 | 09:56

“A pessoa usa suas máscaras a vida inteira para esconder a "cara de pau" como agem nas suas atitude na vida, esconde mentiras, enganos, trapaças, não cumprimento de leis, nunca ninguém reclamou delas, mas quando a ciência manda usar máscaras para proteger a saúde, aí os idiotas gritam, brigam, não usam? Este é o Brasil! Na cara de pau, máscara, na cara carne, por onde entra o vírus, não vale!”

Envie seu Comentário