18 de abril, de 2022 | 17:54

Santana do Paraíso divulga resultado do segundo LIRAa de 2022

Divulgação
Índice de infestação do Aedes aegypt está em 2,3% de infestação, considerado médio riscoÍndice de infestação do Aedes aegypt está em 2,3% de infestação, considerado médio risco
O município de Santana do Paraíso realizou, do dia 4 a 8 de abril mais um Levantamento do Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), o segundo de 2022. Atualmente, o município ficou em 2,3%, o que representa médio risco de infestação do mosquito. Entretanto, o índice ficou bem abaixo do de janeiro, quando foi registrado 7%, representando um avanço no trabalho dos agentes de endemias em campo.

Os bairros com maior infestação foram Industrial, AABB, e Residencial Bethânia (2,8); seguidos por Centro, São José, Veraneio, Josefino Anicio, São Francisco e Residência Paraíso (2,5); Águas Claras, Bom Pastor, Cidade Verde, Jardim Vitória, Parque Caravelas (2,2); Cidade Nova, Parque Veneza e Chácaras do Vale (1,7). A maioria dos focos do mosquito foi encontrada dentro das casas, em recipientes que acumulam água como vasos de plantas e baldes, além de calhas, latas, cascas de ovo, tampinhas de garrafa e sacolas.

A supervisora geral dos agentes de endemias, Maria Aparecida de Sousa, lembra que ovo do Aedes aegypti pode sobreviver por um ano em recipiente seco. Em condições ambientais favoráveis, após a eclosão do ovo, o desenvolvimento do mosquito até a forma adulta pode levar um período de 10 dias e ele vive durante 30 dias. Uma única fêmea produz de 60 a 120 ovos em cada ciclo reprodutivo e pode ter mais de três ciclos durante sua vida. Por isso, a eliminação de criadouros deve ser realizada pelo menos uma vez por semana.

“Devemos tirar pelo menos 10 minutinhos por dia e olhar nossos quintais. Então, vamos cuidar. Nossa saúde é muito importante e se der uma transmissão de dengue e covid-19 ao mesmo tempo, a situação do paciente pode se agravar. Fiquemos atentos, vamos fazer a nossa parte e não deixar somente para os agentes de endemias [que passam a cada 60 dias”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário