Expo Usipa 2024 02 - 728x90

19 de abril, de 2022 | 09:00

Dia do Índio será celebrado pela aldeia Pataxó Geru Tucunã, em Açucena

Arquivo DA
Comemoração ao Dia do Índio realizada na aldeia Pataxó Geru Tucunã, localizada no distrito de Felicina, em Açucena  Comemoração ao Dia do Índio realizada na aldeia Pataxó Geru Tucunã, localizada no distrito de Felicina, em Açucena

Nesta terça-feira (19) é comemorado em todo o território nacional o Dia do Índio e na aldeia Pataxó Geru Tucunã, na área rural do distrito de Felicina, em Açucena, os indígenas estão dedicados à organização da celebração, que este ano será realizada na quinta-feira (21). Depois de dois anos sem poder ter convidados, por causa da covid-19, a festa terá uma importância ainda maior.

“A aldeia Pataxó Geru Tucunã passou dois anos em pandemia e a gente não pôde fazer a nossa festa. Agora, vamos realizar, ainda não é uma festa como a que tradicionalmente realizamos, mas estamos trazendo nossos parentes indígenas para fazer aqui uma comemoração de 19 de abril”, explicou o cacique Baiara.

A festa será aberta para alguns convidados, a maioria deles indígenas de outras aldeias, como Pataxó de Carmésia, Pankararu de Cinta Vermelha, Krenak e Xucurú Kariri. A estimativa é de que 300 pessoas participem da comemoração. Uma forma de fortalecer os laços culturais.

Programação

O dia será marcado por uma série de atividades. A programação vai começar com um café da manhã e em seguida haverá um ritual. Serão realizadas palestras com temas de saúde, educação e território. Os convidados também vão ter um almoço e ao final, brincadeiras envolvendo jogos indígenas, como o arco e flecha.

“Haverá troca de conversa, comidas típicas como beiju, peixe assado na patioba, a bebida típica como cauim. E os rituais que são os cantos e a danças de todos os povos”, pontuou Riredi, Pataxó de Açucena.

A ocasião é uma oportunidade também de reflexão para os indígenas sobre melhorias para o povo. “Dia 19 de abril a gente traz o movimento para dentro da nossa aldeia discutir os nossos problemas, a nossa educação, a nossa saúde, discutir o nosso território e discutir como a gente sobrevive nas nossas aldeias”, vice-cacique Clemes.

Não apenas um dia

Os entrevistados fizeram questão de reforçar que o Dia do Índio é todos dias. “A luta dos povos indígenas ela nunca se acaba. Ela é uma batalha de longa distância. Dia 19 de abril para nós povos indígenas é todo dia”, declarou o cacique Baiara. O vice-cacique aproveita para pedir mais respeito. “Não só em 19 de abril, mas o ano todo queremos respeito e mais reconhecimento aos povos indígenas”, defendeu Clemes.


Pataxós aguardam demarcação de terra indígena no Vale do Aço



Os índios da aldeia Pataxó Geru Tucunã lutam há anos pela demarcação de terras indígenas em Açucena. Como o Diário do Aço já noticiou, eles mantêm a reivindicação. “A gente espera que o governo demarque a nossa terra indígena o mais rápido possível. A gente encontra ainda com toda dificuldade” desabafou o cacique. “Os indígenas hoje se ele não tiver um território ele não é indígena, ele não é considerado como indígena”, disse o vice-cacique Clemes.

Nilson Lages


Apoio

Os índios informaram que não contam com nenhum apoio financeiro fixo para manter a sua cultura e pediram apoio da população que quiser contribuir. “A gente encontra várias dificuldades para realizar a festa de 19 de abril. Então a gente pede o apoio dos parceiros. Qualquer parceiro que quiser ajudar nós para manter a nossa tradição”, disse o cacique.

Nilson Lages


Data comemorativa

O Dia do Índio foi criado em junho de 1943, pelo então presidente da República, Getúlio Vargas. O Decreto-Lei nº 5.540 instituiu que a data seria celebrada no dia 19 de abril.

Nilson Lages





Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ana

19 de abril, 2022 | 13:45

“já existe um consenso que o certo a se dizer é DIA DOS POVOS INDÍGENAS e não dia do índio”

Envie seu Comentário