Expo Usipa 2024 02 - 728x90

18 de abril, de 2022 | 20:46

Logística: qual a importância de um plano de negócios para sua empresa?

A gestão de uma empresa pode ser uma tarefa extremamente complicada, sobretudo em empresas com um grande número de funcionários, diversas filiais e grandes renomes no mercado. Quanto maior a empresa, maior sua operação logística.

Portanto, uma das coisas mais importantes para o sucesso de uma empresa é, sem dúvida alguma, seu nível organizacional.

Neste aspecto, há uma grande gama de etapas, metodologias, processos e um certo rigor para criar e desenvolver a elaboração de um produto final satisfatório para o cliente.

A área que preza pela organização de uma empresa é a área da Logística, que é responsável, basicamente, por todos os processos organizacionais de uma empresa.

Desde a contratação de funcionários até o transporte de mercadorias, toda a organização destes processos operacionais são áreas de interesse da Logística. Com isso, o profissional formado nesta área é indispensável para qualquer empresa.

Por exemplo, o responsável direto por fazer um plano de negócios, por estruturar um projeto, ou desenvolver um modelo para um plano de negócios simples é o profissional formado na área de Logística.

Mas o que exatamente o profissional em Logística estuda e como ele é capacitado para saber como apresentar um plano de negócios pronto para ser desenvolvido?

Para compreendermos um pouco mais da importância dos processos de Logística para o sucesso de uma empresa e também para entender um pouco mais sobre o profissional por trás destes processos, iremos analisar juntos cursos superiores na área e sua estrutura.

Como é o curso técnico em Logística?

Para se graduar em Logística e ser capacitado para montar um sumário executivo empresarial ou até montar um projeto organizacional para uma empresa, o primeiro passo é realizar um curso técnico na área.

Segundo publicação realizada pela plataforma Guia da Carreira, em uma seção especializada na área de cursos técnicos, o curso de Logística é voltado para a formação de profissionais que serão capacitados para atuar em:


1. Transporte
2. Armazenamento
3. Distribuição de Produtos
4. Obtenção de Mercadorias
5. Organização de Estoque

Sendo extremamente importante no dia-a-dia empresarial e na tomada de estratégias por parte da empresa como um todo. Estes cinco pontos são apenas um resumo da grande atuação deste profissional, que se dá em vários níveis da empresa.

Outra grande atuação deste profissional se dá no comando de equipes e na gestão empresarial, podendo desenvolver um exemplo de plano de negócios pronto para a empresa executar a longo prazo.

Para formar um profissional capaz de ter esta importância e este impacto na vivência empresarial, algumas das disciplinas e matérias da grade curricular do curso técnico em Logística são:

● Compras e Administração de Materiais
● Economia e Comércio Exterior
● Empreendedorismo e Inovação
● Gestão de Cadeia de Suprimentos
● Matemática Aplicada
● Estatística
● Modelos de Gestão
● Pesquisa operacional


Podemos ver claramente que a grade curricular do curso técnico em Logística é completamente voltada para desenvolver competências matemáticas em seus alunos e também para despertar a organização.

O mercado de trabalho para quem cursa Logística

A Logística, como vimos anteriormente, está presente em quase todos os setores da sociedade. Desde o comércio, até o terceiro setor, passando pelo agronegócio, a Logística representa um papel essencial para qualquer empresa ou organização.

Isso ocorre pois seu caráter organizacional é bem-vindo em qualquer ambiente profissional, sobretudo em grandes empresas e grupos, que tendem a lidar com um grande volume de clientes, documentos e de capital.

Nestes casos, o profissional em Logística pode conferir suas habilidades para fazer um trabalho complicado, algo mais simples de ser executado, através de etapas e da organização adequada para este tipo de situação.

Por esta razão, a demanda por estes profissionais está em constante crescimento, de modo que o grau de formado em Logística é quase garantia de um emprego no futuro, independentemente da empresa ou do segmento comercial.

Com isso, o curso é cada vez mais procurado em todo o Brasil, sobretudo como formas de especialização para um curso de administração, visto que o mercado de trabalho é extremamente gentil com profissionais flexíveis.

O prognóstico para o pós-pandemia

Com o retorno gradual das atividades normais de acordo com o avanço da vacinação e a queda nas taxas de casos de COVID-19, o mercado e a economia tendem a se reaquecer também gradativamente.

Isso representa um ótimo prognóstico para os profissionais em Logísticas, visto que possuem uma gama de áreas de atuação extremamente ampla, como vimos anteriormente.

Portanto, se em algum momento este curso lhe passou pela cabeça, o momento é agora, pois as taxas de desemprego tendem a cair e as contratações tendem a subir conforme deixamos a pandemia para trás.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário