19 de abril, de 2022 | 14:46

Timóteo promove mais um levantamento do índice do Aedes aegypti

Divulgação
Agentes vão visitar as casas devidamente identificados com uniforme e cracháAgentes vão visitar as casas devidamente identificados com uniforme e crachá

Os agentes de combate às endemias (ACE) do setor de Controle de Zoonoses, de Timóteo, percorrerão todas as regionais do município para a coleta de dados por amostragem para o Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa). Conforme a Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida, o levantamento começou no início da semana e a análise dos dados coletados deve ser concluída até o dia 25 de abril.

O levantamento é fundamental para subsidiar o desenvolvimento das ações de controle e prevenção das arboviroses (dengue, chikungunya e zika). De acordo com o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Carlos Alberto Santos, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, a administração municipal tem intensificado as ações educativas de prevenção e de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, com a realização de vistorias domiciliares, tratamento de focos e de bloqueio nos locais onde ocorreram notificações de dengue, zika e chikungunya.

O coordenador enfatiza que é fundamental que os moradores se responsabilizem pelos cuidados básicos em seus lares, com a realização semanal da inspeção dos locais que podem servir de criadouros, como caixas d´água, vasos de plantas, pneus, recipiente de degelo das geladeiras entre outros.

2º LIRAa

Em janeiro, o município realizou a primeira pesquisa do LIRAa no ano, registrando um resultado de 5,4%, ou seja, cinco vezes acima do índice considerado recomendável pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. O secretário municipal de Saúde, Eduardo Morais, ressalta a importância de os moradores permitirem o acesso dos agentes de combate às endemias nas das residências, ressaltando que os servidores estarão devidamente identificados com uniforme e crachá.

Em caso de dúvida, o morador pode entrar em contato com o setor de Controle de Zoonoses pelo telefone 3847-7612.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Kiko

19 de abril, 2022 | 21:02

“? adianta nada fazer levantamento se ñ fiscalizam e muito menos vão averiguar as denúncias feitas.
No bairro Novo tempo pôr exemplo, na travessia Q a população está usando Como acesso a parte alta do bairro está cheia de pneus, lixo e entulhos já liguei várias vezes pedindo fiscalização e até hj nada foi feito. Obs: já tem mais de 2meses .”

Envie seu Comentário