EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

20 de abril, de 2022 | 09:00

Mais de 6 mil pessoas já foram vacinadas contra o sarampo na macrorregião do Vale do Aço

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Todas as crianças com idade de seis meses até menos de cinco anos deverão receber uma dose da vacina tríplice viralTodas as crianças com idade de seis meses até menos de cinco anos deverão receber uma dose da vacina tríplice viral

Começou no dia 4 de abril e vai até o 3 junho a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo 2022. O objetivo é vacinar crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), mesmo aquelas que já tenham sido imunizadas contra a doença, e os trabalhadores da saúde.

“A campanha representa a oportunidade adicional para captar crianças não vacinadas ou que não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, minimizando o risco de adoecimento e, consequentemente, reduzindo ou eliminando o número de não vacinados”, explicou Natália Littig, coordenadora de imunização da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano.

No Brasil, o público-alvo da imunização contra o sarampo é composto por 18,8 milhões de pessoas; 12,9 milhões são apenas do grupo das crianças e cerca de 5,9 milhões de trabalhadores da saúde.

Minas Gerais

No estado de Minas Gerais, o público-alvo da vacinação é de 1,7 milhão de pessoas. Desse total, 1,1 milhão de crianças e 600 mil trabalhadores da saúde. De acordo com os dados do portal Localizasus, do Ministério da Saúde, até o momento mais de 181 mil doses da vacina contra o sarampo já foram aplicadas em todo o estado, 87.876 em crianças, 92.290 em trabalhadores da saúde e 1.093 em adultos e adolescentes. A cobertura vacinal das crianças está em 7,54%.

Vale do Aço

Na macrorregião da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, que engloba 35 municípios, até o fechamento desta edição, haviam sido aplicadas 6.781 doses do imunizante contra o sarampo, sendo 3.847 em crianças, 2.907 em trabalhadores da saúde e 27 em adolescentes e adultos.

Segundo a coordenadora de imunização, para o público infantil há um alvo a ser alcançado. “A nossa meta é vacinar no mínimo 95% das crianças de seis meses a menores de cinco anos”, informou Natália Littig. Por enquanto, a cobertura vacinal da macrorregião é de 8,22%.

Dia D

Ainda no mês de abril está prevista a realização do Dia D de mobilização, provavelmente no dia 30, junto com a campanha de influenza. “As duas campanhas estão sendo realizadas de forma concomitante e no dia 30 de abril a maioria dos nossos municípios irá atender essa vacinação”, destacou.

A coordenadora de imunização fez uma observação importante. “Há uma especificidade na nossa região, onde alguns municípios estarão de feriado por aniversário da cidade neste dia. Então esses municípios que optarem por não realizar no dia 30 de abril o Dia D poderão marcar uma outra data”, completou.

Proteção

Natália explicou que o país passa por um momento de recirculação do vírus do sarampo e fez um apelo para que as famílias protejam as crianças. “É importante falar com as famílias que um vírus que estava controlado voltou a circular e tem criado situações de surto e também sido transmitido para as crianças. Então o importante é a gente proteger, dar uma proteção extra para essas crianças”.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade. A única forma de prevenção é a vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário