19 de abril, de 2022 | 17:19

Operação mira venda de produtos clandestinos com fins terapêuticos

Divulgação/PCMG
Mais de mil produtos foram apreendidos pela Polícia Civil Mais de mil produtos foram apreendidos pela Polícia Civil

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em parceria com a Vigilância Sanitária, deflagrou operação para coibir a venda de produtos clandestinos e com indicação terapêutica em Montes Claros, Norte do estado. Durante a ação, realizada na manhã dessa segunda-feira (18), foram inspecionados estabelecimentos comerciais nos bairros Central e Maracanã.

Em todos os locais visitados, foram identificados produtos clandestinos, sem registro ou notificação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os policiais precisaram de 50 invólucros para recolher o material apreendido, totalizando mais de mil produtos. Entre os itens arrecadados encontram-se alguns conhecidos como “Cura tudo”, “Gota do Zeca”, “Seca barriga”, “garrafadas”, e ainda, produtos em cápsulas que podem representar riscos à saúde da população.

De acordo com o delegado Alberto Tenório, essa é a primeira etapa da operação. “Foram instaurados autos de infração para as empresas notificadas e, após a conclusão dos processos administrativos pela Vigilância Sanitária, as empresas que estiverem praticando crimes serão investigadas pela Polícia Civil através de inquérito policial” contou Alberto.

Ainda segundo o delegado, os investigados podem responder pelo crime previsto no artigo 273 do Código Penal, que trata da comercialização de medicamentos com fins medicinais. Conforme o texto, é proibido falsificar, corromper, adulterar ou alterar produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais, com pena de 10 a 15 anos de reclusão.

A ação decorreu de denúncias formalizadas na Vigilância Sanitária.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário