Expo Usipa 2024 02 - 728x90

20 de abril, de 2022 | 14:30

Pacto das Águas sela compromisso de preservação da microbacia do Córrego do Simplício


Representantes da Prefeitura de Belo Oriente e da Copasa assumiram, nesta semana, o compromisso de continuidade do desenvolvimento em parceria de ações para a preservação da microbacia do Córrego do Simplício e, juntamente com representantes dos produtores rurais, da Cenibra e Emater, firmaram o Pacto das Águas. O evento foi realizado na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto, em Belo Oriente, conforme divulgado pela administração pública.

O programa Pró-Mananciais implantado em Belo Oriente já executou aproximadamente 15.746 metros de cercamento em áreas de nascentes e mata ciliar. Também foram realizadas melhorias em estradas, plantio de mudas, capacitações, oficinas e implantação do projeto Chuá Socioambiental na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Britto.

Ainda estão previstas plantio de cerca de 1.100 mudas, novas adequações da estrada, construção de 13 barraginhas para contenção da água de chuva e de 330 metros de terraços em curva de nível, construção de duas fossas rurais para eliminação de dejetos humanos nos cursos d’água, implantação de unidade demonstrativa de 1000m² do Sistema Agroflorestal.

O gerente regional da Copasa em Ipatinga, José Augusto Neves dos Reis, destacou a importância do Pacto das Águas e que o município de Belo Oriente tem uma cultura de preservação ambiental. “O Pacto é o coroamento com bastante êxito de todas as ações implementadas pelo Pró-Mananciais que tem várias parcerias de entidades do município e da própria comunidade. E aqui em Belo Oriente tem uma cultura de proteção muito forte e o programa vem para contribuir com essas ações”.

Vagner das Graças Roque, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, falou sobre a importância do Pró-Mananciais e das parcerias para que o programa continue dando certo. “Esse programa tem cercamento de cursos d’água, de matas ciliares e de topo do morro e também traz reflorestamento de áreas degradadas e a recuperação dessas áreas é muito importante para preservar os recursos hídricos. E isso é construído em parcerias e contamos com estes parceiros que vem colaborando”, pontua.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário