21 de abril, de 2022 | 08:35

Anexo da Escola Municipal Hermes de Oliveira Barbosa é inaugurado

Divulgação
Criado em 1969 na localidade de Pedra Branca, tradicional educandário de Ipatinga ganha duas novas salas, auditório e bibliotecaCriado em 1969 na localidade de Pedra Branca, tradicional educandário de Ipatinga ganha duas novas salas, auditório e biblioteca

Um dos mais tradicionais estabelecimentos de ensino de Ipatinga, com 53 anos de história completados em 2022, a Escola Municipal Hermes de Oliveira Barbosa, na localidade de Pedra Branca, teve seu anexo inaugurado nesta semana, conforme divulgado pela administração municipal. A ampliação do educandário, que custou cerca de R$ 186 mil, foi viabilizada com investimentos oriundos da Caixa Escolar.

A escola passa a contar agora com duas novas salas, além de um auditório conjugado com uma biblioteca no piso superior. Todas as instalações são climatizadas. A demanda era sempre apresentada pelos moradores e a própria comunidade escolar. No espaço agora ocupado pelo anexo existia antes um precário quiosque coberto com lona.

A inauguração das novas instalações, realizada na quarta-feira (20), foi prestigiada pelo prefeito Gustavo Nunes (PSL) e a secretária municipal de Educação, Patrícia Avelar, além de vários outros assessores do chefe do Executivo.

“Para nós é uma satisfação muito grande poder materializar esta importante ampliação num dos educandários mais antigos de nossa cidade, que começou a funcionar quando o município tinha menos de uma década de emancipação. Além das melhorias que já estão visíveis a todos, é importante mencionar que para que esta obra fosse possível tivemos que trocar toda a rede elétrica da escola, que era incompatível com os aparelhos de ar-condicionado agora instalados”, observou Gustavo.

“Esta, como várias outras realizações da gestão atual, sinaliza o quanto a educação de Ipatinga caminha a passos largos para se tornar uma referência nacional, objetivo que é perseguido de maneira incansável desde o primeiro dia do mandato”, acrescentou Patrícia Avelar.

Durante a inauguração, os alunos do educandário prepararam apresentações esportivo-culturais do projeto Circo, além de um número musical.

Homenagem a um pioneiro

Criada pela Lei Municipal nº 230/1969, a Escola Municipal Hermes de Oliveira Barbosa recebeu este nome em homenagem a um pioneiro comerciante, por meio da Lei nº 355, de 17 de junho de 1972.

Hermes de Oliveira Barbosa é considerado o primeiro juiz de paz do antigo povoado. Era irmão de José Anatólio Barbosa e foi dono da primeira loja de tecidos do lugarejo, na época em que ali só existiam cerca de 20 casas.

Hermes faleceu num acidente de carro quando ia de Barra Alegre para Coronel Fabriciano, num jipe dirigido por José Anatólio. O veículo capotou, matando Hermes e ferindo Raimundo Nonato Vieira, o farmacêutico local, que felizmente quebrou apenas a clavícula.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário