21 de abril, de 2022 | 08:43

Saiba mais sobre a celebração de Tiradentes, no dia 21 de abril

Luiz Carlos Villalta, professor titular de História do Brasil na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), explica o contexto histórico por trás da data comemorativa

Gil Leonardi/Imprensa MG
Marco na Praça Tiradentes, no Centro de Ouro Preto, sustenta a estátua do primeiro herói brasileiro Marco na Praça Tiradentes, no Centro de Ouro Preto, sustenta a estátua do primeiro herói brasileiro

Nesta quinta-feira (21) é comemorado o Dia de Tiradentes. A data estabelecida pelo então presidente do Brasil, Humberto de Alencar Castelo Branco, no ano de 1965, por meio da Lei nº 4.897, foi criada para homenagear Joaquim José da Silva Xavier, também conhecido como Tiradentes. Nada mais propício, para este dia, do que apresentar e contar um pouco mais sobre a história do homem que ficou conhecido como um herói nacional.

Em entrevista ao Jornal Diário do Aço, o professor titular de História do Brasil na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Luiz Carlos Villalta falou sobre o tema.

21 de abril de 1792

Nesta data, há 230 anos, Tiradentes era morto. “No dia 21 de abril de 1792 foi sentenciado com morte por enforcamento e depois com o esquartejamento de seu corpo”, contou o professor. O dia da execução de Tiradentes foi definido como uma data comemorativa, mas o professor explica o sentido da celebração. “21 de abril é data da comemoração da morte de Tiradentes, mas não se comemora a própria morte, mas a sua posição como mártir de uma determinada causa”, esclareceu Villalta.

Punição

Tiradentes foi punido pelo crime de lesa-majestade, ou seja, crime contra o monarca, crime de rebelião. Ele fez parte do movimento conhecido como Inconfidência Mineira, revolta organizada em sua maioria quase absoluta por homens de elevada posição social, que se uniram para ir contra o governo da capitania de Minas Gerais e a rainha Dona Maria I, devido as altas cobranças de impostos.

“Ele teve importância pela sua percepção a respeito da situação de Minas Gerais e dos mecanismos pelos quais se dava a espoliação colonial, ou seja, o monopólio comercial exercido pela metrópole por Portugal e ainda o alto peso dos tributos cobrados. Ele tinha essa percepção muita claramente e verbalizava isso”, explica.
Álbum pessoal
Professor da UFMG explica contexto histórico e quem foi Tiradentes Professor da UFMG explica contexto histórico e quem foi Tiradentes

Essa insatisfação se juntou a inspirações e o movimento teve início. “Inspirados na independência norte-americana e em movimentos que tinham acontecido antes em Minas Gerais eles se engajaram numa conspiração para conquistar a independência de Minas e talvez de São Paulo e do Rio de Janeiro, mas não do Brasil, a partir de uma possível vitória, ou no mínimo conquistar uma posição melhor diante da Coroa Portuguesa”, explicou o professor.

A causa acabou sendo interrompida depois de uma delação. “Entre os inconfidentes estava Joaquim Silvério dos Reis, que veio a delatar o movimento, conseguiu o perdão de suas dívidas com a Coroa por conta disso e o movimento foi sufocado, as pessoas foram presas”, conta Luiz Carlos.

Anos depois da prisão do alferes, chegou-se à sentença. “Após mais de dois anos encarceradas houve então a leitura da sentença entre o dia 18 de abril e 20 de abril. E no dia 21 deu-se a execução de Tiradentes. A sentença veio pronta de Lisboa”.

Veja também:
Há 230 anos Tiradentes era sentenciado por se rebelar contra impostos abusivos
Reprodução
Óleo sobre tela, pintura imaginada de como seria Tiradentes, sem barba, pois era militar Óleo sobre tela, pintura imaginada de como seria Tiradentes, sem barba, pois era militar

Tiradentes

Luiz Carlos Villalta conta um pouco da vida de Tiradentes. “Ele nasceu na comarca do Rio das Mortes. Ele era membro de uma família respeitada tradicional naquela região mineira. O irmão dele era padre. Era um homem de posses médias, não era rico e nem pobretão”.

Tiradentes era alferes das tropas pagas profissionais de Minas Gerais, o que corresponde a patente hoje de 2º tenente. Apesar de não ter feito nenhum curso superior como os colegas que participavam da conspiração de Minas Gerais era muito estudioso. “Mesmo não tendo essa educação formal, ele era uma pessoa muito inquieta e muito curioso. Gostava de ter acesso a livros, a leitura, as novas ideias”.

Herói

Foi dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político e acabou conhecido como herói. O título conquistado tem seus motivos, como aponto o professor da UFMG. “Primeiro, morreu por uma causa, causa da liberdade. Foi herói porque foi executado com muita crueldade, de uma maneira exemplar pela Coroa pra impedir que outros imitassem os inconfidentes, os conspiradores. Tiradentes é considerado herói também porque em nenhum dos depoimentos ele procurou prejudicar os outros conspiradores, nem aqueles que eram seus inimigos”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

21 de abril, 2022 | 20:06

“A liberdade que um dia tardia continua na bandeira da República criada pelos inconfidentes, da capitania de Minas no final do século XVIII, ao invés de cobrar impostos exorbitantes, a Coroa que está no poder deveria fazer justiça dando salários de dignidade aos funcionários públicos que mantêm a máquina do governo funcionando. A História só justifica se for verdadeira.”

Edmdundo José Santiago

21 de abril, 2022 | 12:48

“Desde menino e agora aos setenta e sete anos, Tiradentes continua sendo meu herói preferido, Não gosto de brincadeiras e gozações com o seu nome”

Envie seu Comentário