Expo Usipa 2024 02 - 728x90

22 de abril, de 2022 | 09:00

Comunidade do Pedra Branca celebra retorno do Festival da Banana

Arquivo DA/Divulgação
Evento completa 29 anos de tradição e retoma programação após a pandemia Evento completa 29 anos de tradição e retoma programação após a pandemia

O fim de semana será festivo para a comunidade de Pedra Branca, em Ipatinga. Isso porque, após dois anos de isolamento social e atividades restritas, em razão da pandemia de covid-19, será realizado o Festival da Banana, nos dias 23 e 24, sábado e domingo. A atração é uma das previstas nas comemorações do aniversário do município neste mês de abril e tem apoio da Prefeitura de Ipatinga. A 29ª edição do evento será realizada no campo de futebol do bairro e é aguardado com ansiedade por quem promove e faz a festa ocorrer.

A presidente da Associação de Moradores do bairro, Maria de Lourdes de Freitas, recorda que a última edição foi em 2019. “E hoje, com entusiasmo, anunciamos a retomada do Festival com a edição de número 29. A organização espera um público estimado de 4 mil pessoas durante os dois dias de evento. Este ano contaremos com um grande encontro de cavalheiros durante o domingo, além das atrações musicais e comidas típicas”, pontua.

O evento é conhecido por comercializar alimentos feitos com a banana, como pudins, bolos, além de porções e outros tipos de produtos. “São 30 famílias do bairro Pedra Branca envolvidas nas barracas, elas expõem seus dons culinários e suas memórias culturais, com produtos e bebidas provenientes da banana. Além de reviver e manter a tradição do bairro e de conseguirem uma renda extra, auxiliando no sustento familiar”, celebra.

Entusiasmo

Arquivo pessoal
Cíntia e sua família participam do festival há 15 anos, comercializando quitutes Cíntia e sua família participam do festival há 15 anos, comercializando quitutes
Maria de Lourdes revela que a comunidade está muito feliz e entusiasmada com o retorno do festival. “Para nós organizadores, promover o maior evento de comunidade da cidade de Ipatinga, pós pandemia, é edificante. Passado esse período, fica o aprendizado da importância de manter a tradição sociocultural da cidade”, avalia.

Cíntia Leão comercializará seus produtos no festival, atividade que já é tradição em sua família. “O Festival da Banana vem ocorrendo há 29 anos, mas participamos há 15. Desde então, ajudo a minha mãe na barraca, que tem bebidas, pudins e bolos, feitos com banana. No início o rendimento era melhor, mas hoje em dia voltamos para casa satisfeitos, porque fazemos com muito amor e carinho”, afirma.

Ela acrescenta que a presença no evento é também para que as pessoas conheçam seu trabalho, que é feito com muita dedicação. “Nossa barraca conta com nossos familiares, netos, primos, filhos, cada um ajudando como pode. Neste ano teremos produtos como bolos, rosquinhas, casadinho de banana, doce de banana, geleias de abacaxi com pimenta e de manga com maracujá. Estamos muito contentes em poder participar do evento novamente”, conclui.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário