23 de abril, de 2022 | 09:30

Solicitações via Título Net precisam ser acompanhadas no sistema

Yago Cardoso
Eleitor deve consultar os dados do título no site do TRE ou no aplicativo e-Título  Eleitor deve consultar os dados do título no site do TRE ou no aplicativo e-Título 

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) incentiva os eleitores mineiros a solicitarem atendimento pelo sistema Título Net, para não precisarem ir até um cartório eleitoral. Mas há um alerta importante a ser feito: quem solicitar o atendimento virtual precisa monitorar o andamento do pedido pela página de acompanhamento do Título Net. É por lá que o eleitor vai saber se o seu requerimento foi processado e o título já está pronto para consulta ou impressão. Ou se há alguma pendência que precisa ser resolvida.

O preenchimento do requerimento no Título Net não garante a emissão ou atualização automática do título de eleitor. Todos os pedidos são conferidos minuciosamente por servidores dos cartórios eleitorais. Se há pendências, enquanto elas não são resolvidas, o cartório não consegue processar o atendimento e emitir, atualizar ou regularizar o título.
E, enquanto não verificar se o pedido foi processado ou se há pendências a serem resolvidas, a pessoa que solicitou atendimento pelo Título Net não deve requerer um novo atendimento. Vale lembrar, ainda, que todos os pedidos de atendimento devem ser feitos até o dia 4 de maio, quando será fechado o cadastro eleitoral.

Como acompanhar

Para consultar o andamento da solicitação, basta utilizar os dados pessoais ou o número de protocolo gerado pelo Título Net quando a pessoa faz um requerimento no sistema. Esse número aparece na tela do Título Net após o eleitor finalizar o preenchimento e envio do formulário. Ele também é encaminhado para o e-mail que a pessoa informou ao preencher a solicitação de atendimento.

Se houver alguma pendência no requerimento, o sistema de acompanhamento do Título Net vai exibir a mensagem “Em processamento com pendência”. Nesse caso, a pessoa deverá entrar em contato com o cartório eleitoral do município em que é registrada como eleitora para verificar o que precisa fazer.

Pendências

As principais pendências identificadas nos requerimentos feitos pelo Título Net são: nome da pessoa solicitante, do pai ou da mãe com um dos sobrenomes abreviados; se o documento de identidade com foto anexado ao Título Net tiver um sobrenome abreviado, é necessário enviar também a certidão de nascimento, que tem todos os nomes e sobrenomes escritos por extenso; documentos ilegíveis ou incompletos; todas as imagens devem estar nítidas e mostrar o documento inteiro, sem cortar nenhum pedaço; comprovante de endereço com menos de três meses de emissão; ausência de comprovante de quitação do serviço militar (no caso dos homens).

Pedido finalizado

Quando o sistema de acompanhamento do Título Net informar que o requerimento foi finalizado, não será enviada via impressa do título de eleitor para o endereço da pessoa solicitante. Ela poderá consultar os dados do título no site do TRE, baixar o aplicativo e-Título no celular ou imprimir o título de eleitor em casa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário