EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

26 de abril, de 2022 | 10:00

Cancelada audiência pública para debater o transporte público em Ipatinga

Bruna Lage
Insatisfação com serviço teria motivado redução do número de passageiros Insatisfação com serviço teria motivado redução do número de passageiros

A Câmara de Ipatinga informou, na tarde desta terça-feira (26), que foi cancelada a audiência pública convocada para debater questões relativas ao transporte coletivo no município. Anteriormente, a comissão responsável havia divulgado que "acolhendo as demandas da população após a realização de debates sobre o tema", a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal organizou o evento, que estava programado para ocorrer a partir das 19h30, no plenário da Casa.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Coronel Fabriciano (Sinttrocel), Marlúcio Negro, destaca a importância de investimento no serviço, o que melhoraria a qualidade para os usuários.

Em Ipatinga o serviço é prestado pela empresa Saritur. A audiência é um dos encaminhamentos das plenárias realizadas pela vereadora Cida Lima (PT) no Morro São Francisco e nos bairros Bom Jardim, Bethânia e Vila Militar ao longo do mês de fevereiro e primeira semana de março deste ano. Entre as reivindicações acolhidas via enquete nas mídias sociais, nos debates realizados nos pontos e dentro dos ônibus e também nas plenárias, as principais queixas são: falta de horários que atendam à demanda da população, a qualidade dos carros, a infraestrutura dos pontos, dentre outros.

Segundo informações da diretoria do sindicato, um assunto que precisa da atenção de todos é a retirada de cobradores dos veículos, situação que estaria ocorrendo com frequência. Sobre a situação, Marlúcio Negro acrescenta que quando a retirada dos cobradores foi iniciada, diversas denúncias foram feitas, mas nenhuma providência foi tomada até o presente momento. “O sindicato encaminhou ofícios, pediu audiência, mas nada mudou”, lamenta.

Há alguns meses, a administração de Ipatinga informou ter intensificado, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), a fiscalização para coibir que ônibus de linhas municipais, qualquer que seja o itinerário, circulem sem a presença de cobradores, situação denunciada por usuários do serviço.

À época, o governo municipal destacou ter notificado a empresa Saritur, quando foi detectada infração à Lei n° 2275/2007, por trafegarem sem a presença do cobrador. A legislação municipal em vigor, em seu parágrafo 1°, proíbe a circulação de ônibus e micro-ônibus sem a presença deste profissional.

Investimentos

O presidente destaca que o pensamento da diretoria do Sinttrocel é que falta investimento do poder concedente e do governador do estado, de forma a propiciar melhorias no serviço. “No passado as empresas ganharam muito dinheiro e não se preocuparam com o futuro. A sociedade arrumou um meio de locomover e de não depender do ônibus. Avaliamos que não houve pensamento sobre este futuro. E é cada vez maior a concorrência desleal, de veículos rodando sem regulamentação. Houve uma aqueda no número de passageiros, o valor da passagem é caro, faltam linhas e nada é feito para chegarmos a uma solução”, avalia.

Marlúcio salienta que falta política voltada para o sistema, que está sucateado. “Não tem aquele olhar com a qualidade, a empresa faz o que quer fazer, ninguém cobra e quem sofre é o povo”, opina.

Campanha salarial

Sobre as tratativas da campanha salarial e que envolvem trabalhadores da Saritur, Marlúcio Negro informou que a data-base é do mês de março. Caso não haja avanço na negociação, até o dia 29, o sindicato irá convocar os trabalhadores. “Se não houver proposta pautável, poderá ocorrer paralisação das atividades”, conclui.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Fabio

27 de abril, 2022 | 13:56

“A empresa está precionando a prefeitura para dar aumento de passagem. Só querem lucro ,a empresa não deposita o FGTS a 6anos para os funcionários. Só Deus na causa. E ninguém faz nada.”

Rayanne

27 de abril, 2022 | 06:15

“O transporte público de Ipatinga está péssimo, os horários dos ônibus sempre arrasam, os motoristas estão andando estressados pela demanda de dirigir e cobrar passagem e já presenciei alguns tendo uma conduta perigosa no volante. Infelizmente o povo reclama e reclama e ninguém faz nada. Se eu trabalhasse na saritur já teria processado eles no MTE. Prestação de serviço de centavos que eles oferecem. Acredito q mesmo se investisse mais, a empresa não mudaria sua conduta nem com os próprios funcionários e muito menos com os clientes vulgo população. Pra resolver teria q trocar a prestadora.”

Cláudio Roberto

27 de abril, 2022 | 00:35

“Teve audiência sim!! As portas da casa do povo foram fechadas e o povo foi pra rua!! Na os puxa sacos do executivo não tem poder de mandar ou desmandar nada!!”

De Olho

26 de abril, 2022 | 17:26

“Infelizmente a administração municipal de Ipatinga não está nem aí para os usuários do transporte público. Os ônibus não conseguem cumprir horário, pois há o atraso qdo da cobrança da passagem. Não existe fiscalização nesse sentido. A administração municipal mente descaradamente....”

Anderson

26 de abril, 2022 | 14:28

“Resumindo: vai ter audiência e vai continuar a mesma porcaria, audiência pra boi dormir,Saritur manda e desmanda e ninguém faz nada”

Shesheu

26 de abril, 2022 | 13:58

“Resumindo, o transporte público de Ipatinga é um lixo. Estive em Curitiba, e lá sim, vale a pena deixar o carro na garagem e utilizar os ônibus.
Veículos novos, limpos, sem atrasos.
Detalhe: os ônibus pertencem a prefeitura.”

Envie seu Comentário