27 de abril, de 2022 | 10:00

Ipaba completa 30 anos de emancipação político-administrativa

Divulgação
A lagoa localizada na parte urbana de Ipaba é um dos pontos principais da cidade  A lagoa localizada na parte urbana de Ipaba é um dos pontos principais da cidade

Marcado por suas belezas naturais, Ipaba é um dos 24 municípios que compõem o Colar Metropolitano do Vale do Aço, tendo uma economia expressiva para a região. Nesta quarta-feira (27), o município completa 30 anos de emancipação político-administrativa e contará nos próximos dias com uma programação festiva com shows de diversos artistas, dentre eles, a dupla João Bosco e Vinícius. A programação completa do aniversário consta no Instagram da Prefeitura de Ipaba.

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o município tem uma estimativa de 18.926 habitantes e tem o Produto Interno Bruto (PIB) per capita de R$ 8.574,71, além de um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,665.

História

No ano de 1849, vindos de pontos diferentes, João Antônio de Oliveira, João Caetano do Nascimento, João da Cruz e João Tomás iniciaram o povoamento da região de Caratinga. Desenvolvido o povoado, este daria, posteriormente, origem a vários outros da região. E dentre eles está o município de Ipaba, originalmente desmembrado do distrito de São Cândido e subordinado ao município de Caratinga, e que alcançou a emancipação político-administrativa em 27 de abril de 1992. 

Momento de celebração

Divulgação
Juninho da Saúde apontou as conquistas obtidas no município de Ipaba Juninho da Saúde apontou as conquistas obtidas no município de Ipaba
Para o prefeito de Ipaba, Gilberto Pereira Soares Júnior, o Juninho da Saúde (PSC), esse momento de celebração é importante para a cidade e para a população do município. “Estamos saindo de uma pandemia. Período em que, lamentavelmente, muitas famílias estão passando pela dor da perda de algum ente querido, mas a esperança e a expectativa do nosso povo não podem desfalecer. Precisamos recomeçar nossas vidas na certeza de que somos capazes de alcançar mais conquistas. Nossa querida e jovem Ipaba está em constante crescimento e notório desenvolvimento. Portanto, que essa data seja acolhedora para cada ipabense nascido nessa terra ou que por ela foi recebido”, ressaltou.

Missão

O prefeito também destacou que o governo está na missão de fazer com que a cidade prospere cada vez mais. “Todos são merecedores de pertencerem a um lugar que seja aconchegante, onde podem dizer, orgulhosamente, quais são suas raízes. Esse é o nosso compromisso. Fazer nosso município conhecido e nosso povo valorizado. Por pensar assim, arregaçamos as mangas da camisa e partimos para a luta, no objetivo de fomentar o verdadeiro crescimento da nossa amada Ipaba. Já percorremos um longo caminho, e ainda há muito para se fazer”, afirmou.

Conquistas

Para ressaltar os motivos da população festejar no dia do aniversário da cidade, Juninho da Saúde enumerou os serviços já desenvolvidos e outros em fase de execução em Ipaba. “Começo realçando a revitalização da nossa lagoa central. Um patrimônio natural, riqueza da nossa terra. Esse tesouro é uma promissora fonte de renda para nosso povo”, disse.

Saúde e educação

O prefeito também citou outras conquistas obtidas na cidade, dentre elas, a implantação do plantão médico 24 horas para garantir à população uma assistência médica digna, com realização de exames de raio-x e ultrassonografia. “Reformamos também as escolas das comunidades rurais Água Limpa dos Vieiras e Água Limpa dos Gonçalves. Iniciaremos ainda nos próximos dias a construção das escolas do Vale Verde, do Boachá e da creche do Vale Verde, bem como a reforma e ampliação das escolas Padre João Geraldo e João Anício de Brito”, afirmou.

“Cidade de todos”

Juninho da Saúde acrescentou que foi feita pavimentação asfáltica de diversas vias públicas de Ipaba, dentre elas as ruas, José Garcia de Morais (antiga Almenara), Geraldo Pereira, José Martins, e será iniciada nos próximos dias a pavimentação de mais vias da cidade. “Depois de muita luta, conquistamos a aprovação da construção da Estação de Tratamento de Esgoto para a sede do município. Portanto, foram diversas conquistas para o município que não conseguimos listar aqui. Temos trabalhado na construção de uma cidade de todos e vamos continuar com essa missão”, pontuou o prefeito.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário