CADERNO IPATINGA 2024

26 de abril, de 2022 | 18:32

Ópera inédita apresenta a vida do mestre Aleijadinho

Renato Theobaldo
O espetáculo une música, teatro e dança com superprodução ao ar livre, em Ouro PretoO espetáculo une música, teatro e dança com superprodução ao ar livre, em Ouro Preto

A vida trágica do mestre do barroco mineiro, Antônio Francisco Lisboa, o “Aleijadinho” (1738-1814), será contada em um espetáculo que une música, teatro e dança. A ópera inédita foi montada para retratar a trajetória desse importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial.

A estreia mundial será em Ouro Preto, cidade onde Aleijadinho nasceu e viveu toda a sua vida, e onde se encontra, até hoje, boa parte de sua obra. O espetáculo com orquestra, coral, companhia dança e solistas será encenado ao ar livre, na Igreja de São Francisco de Assis, na próxima sexta-feira (29), às 20h.

A história se passa entre os anos de 1789 e 1814, em Vila Rica, e aborda as desilusões do escultor com a perda de seus amigos inconfidentes, de seus escravos e do único filho, Manuel, e a solidão dos últimos dois anos de vida, quando, já bastante doente, foi acolhido pela nora Joana.

O roteiro aborda a amizade de Aleijadinho com os poetas Thomas Antônio Gonzaga e Alvarenga Peixoto - que junto a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, participaram ativamente da Inconfidência Mineira; com o compositor Lobo de Mesquita; e a relação com seus escravos Maurício, que morre durante o trabalho em Congonhas, e Justino, que o abandona sem deixar vestígios. Tudo isso estará em cena, além de personalidades da vida política e cultural das Minas Gerais dos séculos 18 e 19.

A direção musical e regência de Silvio Viegas. Participam a Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico de Minas Gerais, a Cia. de Dança Palácio das Artes e solistas convidados. Informações para o público: (31) 3236-7401.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário