27 de abril, de 2022 | 07:00

Master class de orquestra incentiva alunos de música clássica na região

Fotos: Warley Soares


Professores convidados ministraram aulas coletivas aos músicos da região: encontro especialProfessores convidados ministraram aulas coletivas aos músicos da região: encontro especial

A formação gratuita em música clássica marcou um encontro especial promovido pela Orquestra de Câmara do Vale do Aço, que é patrocinada pela Usiminas e apoiada pelo Instituto Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Na última quarta-feira (20), o Centro Cultural Usiminas recebeu o “Master class de Orquestra”, com professores convidados de Belo Horizonte, para ministrar aulas coletivas aos músicos da região, direcionadas a alunos e professores de música da rede pública de ensino de Ipatinga.

As aulas de instrumentos de corda de orquestra (violino, viola e violoncelo) aconteceram no Teatro do Centro Cultural Usiminas, no palco e nas salas de ensaio, e foram ministradas por professores e músicos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais: Elias Barros (violino), Lucas Martins de Barros Santos (violoncelo) e William Branham Martins de Barros (viola/violino). No conteúdo, os professores exploraram temas como exercícios de técnica de mãos no instrumento, postura corporal, trabalho em grupo, afinação e outros pontos específicos para a formação do músico.

A aluna Bianca Fernandes Ramos participou da atividade e valorizou a experiência. “Ter acesso a outros pontos de vista, com professores diferentes e outras experiências, ajuda muito na percepção de pequenos detalhes nas execuções de músicas. É uma oportunidade incrível que recebemos para crescer como profissionais da música”, avaliou.

Adrian Pablo dos Santos Oliveira Mendes estava na turma de viola e buscava orientações para “destravar” a técnica na forma de tocar. “Só tenho a agradecer por tudo que aprendi aqui hoje. A atenção dos professores e a visão deles sobre o modo de tocar de cada aluno nos ensinou muito. Saio daqui com muito mais segurança para tocar”, comentou.

Lucas Martins de Barros Santos, integrante da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, falou sobre a importância de trazer para o Ipatinga um master class com este nível de aprendizado. “Eu vivo da música e sei o quanto ela é transformadora tanto pessoalmente quanto socialmente. Proporcionar essa oportunidade para alunos da rede pública da cidade eleva o nível dos futuros profissionais daqui. Estou orgulhoso de fazer parte dessa iniciativa e poder compartilhar a minha experiência”, finalizou.

A programação foi encerrada com um concerto de música clássica realizado no Teatro do CCUA programação foi encerrada com um concerto de música clássica realizado no Teatro do CCU

Concerto
Como parte da programação especial do master class de música clássica, na mesma quarta-feira, o público foi contemplado com um concerto da Orquestra de Câmara do Vale do Aço, regido pelo maestro Vinícius Saturnino Chaves, com a participação de alunos selecionados nas atividades e dos músicos de Belo Horizonte. O repertório apresentou a Sinfonia 40 e a serenata noturna Eine Kleine Nachtmusik, de Mozart, e ainda, a Sinfonia nº 8, de Schubert, conhecida como Sinfonia Inacabada.

Também participaram como convidados no concerto: Priscila Martins Viana Vieira (trompa), integrante da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais; Alexandre Martins de barros (oboé), também integrante da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais; Pedro Paulo Parreiras Emilio (fagote), integrante da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário