Expo Usipa 2024 02 - 728x90

27 de abril, de 2022 | 09:30

Vendas do Dia das Mães devem ser melhores em 2022

Arquivo DA / Tiago Araújo
Dia das Mães é a segunda melhor data comemorativa para o comércio varejista, perdendo apenas para o NatalDia das Mães é a segunda melhor data comemorativa para o comércio varejista, perdendo apenas para o Natal

A segunda melhor data comemorativa para o comércio varejista está chegando. O Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, dia 8, é aguardado pelos lojistas devido ao impacto positivo que a celebração provoca nas vendas. São filhos e filhas que saem pelo comércio à procura de um presente especial para alegrar o dia da mãe. Mesmo que seja a famosa lembrancinha, a data não passará em branco. Para se ter uma ideia, as vendas registradas no Dia das Mães só perdem para as do Natal.

E, neste ano, os empresários mineiros estão otimistas com o cenário de vendas. Isso foi o que mostrou o levantamento “Expectativas do Comércio Varejista – Dia das Mães 2022”, desenvolvido pela área de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG).

Segundo a pesquisa, o período que envolve o Dia das Mães deve atingir positivamente 61,3% das empresas do comércio varejista do estado. Entre elas, 85,9% acreditam que as vendas neste ano serão melhores que as do ano passado, 7,6% iguais e 6,4% acreditam que as vendas no período serão inferiores.

Otimismo

Arquivo pessoal
Álida Louzada está otimista nas vendas e vai apostar no serviço de consultoria de imagem como diferencial para os clientes Álida Louzada está otimista nas vendas e vai apostar no serviço de consultoria de imagem como diferencial para os clientes
Em Ipatinga, os comerciantes também estão empolgados com as vendas. Natália Teodoro Pires, proprietária da Natália Pires Semijoias, localizada no Centro, já percebeu melhora nas vendas devido à data. “Minhas expectativas são as melhores e já vi o crescimento de uns 40% nas vendas nesse mês de abril sendo reflexo para mês de maio em comemoração ao Dia das Mães”, afirma.

No ramo do vestuário também tem lojista otimista. Mauro Bretas tem duas lojas no Centro de Ipatinga em que são comercializadas roupas para o público feminino, a Nossa Loja e a Deskolada Modas. “A expectativa para o Dia das Mães é excelente, com projeção de 10% a 20% de crescimento”, declarou Bretas.

Álida Louzada que trabalha com acessórios também está com pensamento positivo. Ela é proprietária da Óticas Central, com unidades em Ipatinga e Timóteo. Álida já está divulgando a campanha de Dia das Mães. “Estou esperando um aumento de 20% em relação ao ano passado. A procura por óculos de sol e relógios é muito boa e este ano começamos a vender semijoias”, destacou.

Melhora nas vendas

Os empresários que participaram da pesquisa realizada pela Fecomércio acreditam que a melhora nas vendas deve acontecer devido ao valor afetivo da data (53,7%), ao abrandamento da pandemia (26,6%) e ao otimismo e esperança (18,2%).

“A tradição de homenagear as mães nesse período é o principal fator responsável pelos bons resultados que geralmente são observados pelos empresários do setor. A expectativa é que a data reforce a tendência de retomada da economia após o abrandamento da pandemia”, analisa a economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins.

O período positivo para vendas também gera contratações. Segundo o levantamento, 9,8% das empresas afirmaram que irão contratar funcionários temporários.

Ações

Para atrair os clientes, os lojistas não vão poupar esforços. A pesquisa indicou que 44,2% das empresas vão fazer promoções, liquidações e investir em propaganda, como fez a Natália Teodoro Pires. “Planejamos uma coleção exclusiva para o dia das Mães, com divulgações, por ser uma data com porcentagem de vendas elevadas”, explicou a comerciante de Ipatinga.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário