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27 de abril, de 2022 | 12:22

Superintendente da Copasa diz que investimentos poderão resolver interrupções no abastecimento de água na região

Bruna Lage
As quatro cidades da RMVA terão, até ano que vem, cerca de 95% dos esgotos coletados e tratados, afirma Albino CamposAs quatro cidades da RMVA terão, até ano que vem, cerca de 95% dos esgotos coletados e tratados, afirma Albino Campos

O superintendente da Unidade de Negócio Leste da Copasa, Albino Campos, concedeu entrevista à imprensa na manhã desta quarta-feira (27), na qual informou os investimentos feitos pela companhia em obras voltadas à água e esgoto. Atualmente sem contrato com o município de Ipatinga, a empresa pretende participar de licitação que deve ocorrer em breve. Sobre a prestação do serviço de forma plena nas outras cidades da região, Albino adiantou que as obras devem sanar problemas de falta d’água.

Na oportunidade, apresentou o Centro de Controle Operacional, localizado no bairro Cidade Nobre, em Ipatinga, responsável pelo monitoramento operacional de toda a região atendida pela Copasa. Albino pontuou que a Copasa tem realizado diversas ações no Vale do Aço, principalmente nas quatro principais cidades da Região Metropolitana (Ipatinga, Santana do Paraíso, Timóteo e Coronel Fabriciano) e nos últimos dois anos investiu R$ 107 milhões em obras de água e de esgoto. “Estamos com obras em andamento e a iniciar, da ordem de R$ 143 milhões: R$ 54 milhões em abastecimento de água e R$ 89,5 milhões de esgotamento sanitário”, informou.

Com a conclusão de algumas obras de esgotamento sanitário, o Vale do Aço estará em condição de destaque, segundo o superintendente, com níveis de tratamento de esgoto acima da meta definida pelo marco de saneamento legal, por meio da lei 14026. Ela define que, até de 2033, todos os municípios devem ter 90% de esgoto coletado e tratado. “E as quatro terão, até ano que vem, dez anos antes, cerca de 95% dos esgotos coletados e tratados”, adianta o representante da Copasa.

Ipatinga sem contrato

Albino lembrou que o contrato de concessão entre Copasa e Ipatinga foi encerrado no dia 7 de fevereiro deste ano. Conforme o novo marco de saneamento, há necessidade de transição e o município terá de realizar uma licitação. “Os investimentos que estão sendo feitos continuarão. Novos investimentos serão tratados no momento da transição, a companhia está conversando com o município e, neste sentido, a própria Copasa tem interesse e irá participar do processo licitatório. Caso não seja a vencedora, tem todo o processo de transição e isso será feito nos moldes da lei”, assegurou.

Sobre os gastos com tubulação, assim como todas os detalhes e tratativas, serão discutidos no período da transição. “E vamos colocar à mesa todas e essas particularidades. Temos aqui uma região que é integrada, metropolitana, e dessa forma vamos traçar junto ao município as estratégias necessárias para que haja continuidade na prestação do serviço”, pontuou.

Em relação ao tratamento de esgoto de Ipatinga, que não ocorre em 100% das residências, Albino salientou que a infraestrutura já foi toda construída. O ocorre, segundo ele, é que há necessidade, nas margens dos córregos, de execução de alguns interceptores. “E precisamos da autorização dos proprietários daquelas áreas. Tivemos dificuldade, pois dentro do contrato extinto, a responsabilidade para regularização das áreas era do município. Ele tem feito seu papel neste sentido, e está fazendo inclusive obras com recursos da Fundação Renova, buscando contemplar essa cobertura, chegando a praticamente 100%. Obras de interceptores, de travessias, uma série de obras de gabiões, buscando a plena e adequada operação desse sistema”, frisou.

Coronel Fabriciano

Em relação aos problemas de desabastecimento em Coronel Fabriciano, Albino Campos destacou que a companhia tem previsão de fazer alteração do tratamento da principal unidade, que é a Estação de Tratamento de Água (ETA) Mangueiras, revertendo para a ETA do sistema integrado, que tem condições de fazer tratamento com maior eficiência, resolvendo questões de falta d’água.

Recentemente, o prefeito de Fabriciano, Marcos Vinicius (PSDB), chegou a afirmar que a situação da Copasa “está difícil e o seu fim será trágico”. O prefeito explicou que, com o novo marco regulatório, os municípios têm a possibilidade de contratos novos e modernos e que a Copasa não vem modernizando seus processos. A administração municipal tem, inclusive, visitado outros locais, como a cidade de Pará de Minas, de forma a estudar um novo modelo, lembrou o prefeito, o que foi feito também por Ipatinga.

Cobrança da taxa de esgoto

Sobre a reclamação de usuários sobre a tarifa de esgoto, o superintendente disse que quem define o percentual cobrado pela copasa é a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado (Arsae), que fiscaliza e aplica sanções quando necessário. E no caso da tarifa de esgoto, a resolução 154/2021 definiu por uma tarifa única, ou seja, mesmo que somente coletado, como é o caso de Santana do Paraíso, a tarifa é a mesma e se refere a 74% do valor da tarifa de água.

“Se sua tarifa de água é de R$ 100, independentemente de onde mora no estado, a de esgoto será de R$ 74. O que a companhia não cobra é daqueles clientes onde não prestamos o serviço, onde o esgoto é destinado diretamente no córrego, galerias pluviais ou tem fossa séptica. Eles não são clientes esgoto Copasa. Se for cliente esgoto Copasa, a tarifa é única, independentemente se ocorre coleta ou coleta e tratamento”, explicou.

Santana do Paraíso

Ao longo do ano, independentemente da época, o Diário do Aço recebe diversas reclamações de usuários do bairro Cidade Nova, sobre a falta de água. Segundo Albino, essa situação será revertida com os investimentos realizados. “Anunciamos que começamos obras para ampliação do serviço no bairro, com implantação de nova adutora e dois reservatórios, somando uma reserva de 430 mil litros de água. Hoje todo o bairro tem 180 mil litros de água de reserva e teremos, praticamente, duas vezes e meia a mais de reserva. Além disso, temos um acordo de cooperação técnica com um empreendedor local do bairro, que construirá mais 600 mil litros de água de reserva. Com isso, e com a execução dos serviços, não teremos mais problemas no bairro Cidade Nova”, vislumbrou.

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Comentários

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Falo Nada

28 de abril, 2022 | 11:03

“Estas reclamações são casos pontuais, há propósito não sou funcionário da Copasa, e que cada um faça seu juízo. Nesta data 28/04 estou em uma cidade onde há " SAAE" só afirmo com toda convicção, não se iludam, a Copasa é muito mais organizada e estruturada. O que precisam é que os atendentes tenha mais preparo e empatia nós atendimentos; muitos generalizam devidos atendimentos não resolvidos e Isto está longe da capacidade e estrutura da empresa.”

Rodrigues

27 de abril, 2022 | 20:17

“Caro amigo João Batista. Ninguém tem boas experiências ou lembranças da Copasa. Para começar o atendimento é horrível,demorado e muitas das vezes sem solução, fazendo com que o reclamante tenha que retornar ao escritório. Qdo se precisa da empresa para realizar algum serviço é uma eternidade para ser atendido e o serviço quando realizado é uma porcaria. Então, aguardo o dia em que o prefeito de Ipatinga cumpra o que vinha noticiando: irá retirar esta empresa de Ipatinga.
Logo após, será a vez da saritur.”

Jose Carlos Barony

27 de abril, 2022 | 17:21

“No dia 27/03 a COPASA realizou um serviço na Rua Alvarenga, no bairro Bela Vista para correção de um vazamento. Na oportunidade, uma das pessoas da equipe que fez o trabalho, informou que no dia seguinte, o asfalto seria refeito, lavado o entulho removido. O asfalto foi refeito, mas não foi lavado, parte do entulho foi retirado, o restante e até mesmo a placa continuam no mesmo local. Fiz contato 3 vezes - informaram OS e Protocolo para remoção e também para reavaliar um serviço feito há mais tempo, que deixou o asfalto com uma irregularidade. Na primeira resposta informaram que a agua havia sido religada -Não er o motivo do contato ??? - No dia de hoje, 27/04, recebi uma msg, referente ao protocolo 20220413782975 de 13/04 informando que o serviço havia sido realizado. Não foi. Também não tenho boas experiências no relacionamento. Difícil o contato por telefone e quando há respostas, não tem nada com a reclamação.”

João Batista Trevenzoli

27 de abril, 2022 | 14:52

“Não tenho boas experiências no relacionamento com a Copasa. Há cerca de um ano decidiram trocar meu padrão, tudo bem, era antigo. Mas o processo administrativo para tal foi sofrido ante a péssima comunicação digital da empresa. Recentemente, elevaram drasticamente - mais de 80% - o valor e o consumo de água em minha casa, sem motivo. Pedi a análise da conta. Dariam uma solução em cinco dias, o que não foi feito.”

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