CADERNO IPATINGA 2024

28 de abril, de 2022 | 10:00

Santana do Paraíso completa 30 anos de emancipação político-administrativa

(Bruna Lage - Repórter do Diário do Aço)

Divulgação
O município chega aos 30 anos com possibilidades de crescimentoO município chega aos 30 anos com possibilidades de crescimento

Santana do Paraíso completa 30 anos de emancipação político-administrativa e com motivos para celebrar. É o que afirma o prefeito Bruno Morato (Avante), que concedeu entrevista ao Diário do Aço a respeito da data e o trabalho realizado em prol do desenvolvimento do município, emancipado no dia 28 de abril de 1992. Terra de cachoeiras e belezas naturais, Paraíso tem população estimada de 36.048 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e classificados por Morato como “gente trabalhadora e acolhedora”.

O prefeito avalia que o município tem avançado muito nos últimos anos. Conforme o chefe do Executivo, no ano de 2021 foram captados R$ 26 milhões em recursos, a maior quantia dos últimos oito anos, informou. Ele acrescenta que os valores recebidos pela cidade mensalmente são suficientes para pagar as contas. “Se você quiser fazer algo mais, tem que procurar outras fontes de captação, como emendas parlamentares, convênios que são abertos pelos governos, estadual e federal. E nós fizemos isso muito bem, fizemos a parte de governança e os benefícios serão sentidos pela população”, aponta.

Das 35 obras que constam nas planilhas do governo municipal, neste ano, Bruno Morato destaca quatro de grande porte: duas escolas, uma no bairro Jardim Vitória, outra no Cidade Nova. Ambas serão licitadas neste ano. “São escolas de padrão nacional, um investimento na ordem de R$ 5 milhões, até um pouco mais; a ciclovia, que vai ligar o centro de Paraíso ao Industrial e abrir grandes possibilidades, como lazer, saúde e a oportunidade para o trabalhador não precisar pagar por transporte, utilizando sua bicicleta; e também o centro turístico de Santana do Paraíso. Esse projeto já está sendo analisado pela Caixa e pretendemos licitar ainda este ano”, adiantou o prefeito.

Desafios

Yago Cardoso
Bruno Morato afirma ter orgulho de Paraíso e espera que os munícipes também tenham Bruno Morato afirma ter orgulho de Paraíso e espera que os munícipes também tenham
Bruno Morato frisa que os desafios dos municípios são cuidar dos problemas atuais, sem descuidar do planejamento para o futuro. “Saímos de uma fila de cirurgia com pessoas esperando desde 2012 e hoje isso está zerada. Pensando no futuro, precisamos projetar Paraíso no cenário estadual, nacional e até mesmo internacional, visando à atração de investimentos. Todo mundo quer morar numa cidade com saneamento básico, vias largas, qualidade de vida, hospital, creche e escola, mas isso tudo gera uma conta e quem paga isso são os impostos, principalmente das empresas. Por isso Santana do Paraíso tem um planejamento para o futuro”, assegura.

Dentre os planejamentos para a cidade, Morato menciona “um grande vetor de desenvolvimento para o Vale do Aço”, que é a ligação da BR-381 com a BR-458, uma via de 5km cujo projeto já está encomendado. “No ano que vem vamos abrir a captação de recursos para executar esse projeto. Essa via nos colocará numa posição nacional de vantagem, porque num raio de 5km teremos duas rodovias, um aeroporto – que com o plano de expansão será o terceiro maior de Minas-, a linha férrea da Vale e chegando a da Petrocity, a unidade de transbordo de carga, que vai ficar dentro de Santana do Paraíso, além de 1.200 hectares no entorno para atração de empresas”, exemplifica.


Conscientização para ampliação de investimentos


No município, bairros novos como Cidade Nova, Parque Caravelas e Residencial Bethânia têm moradores com raízes em outras cidades, principalmente Ipatinga. Esta situação é prejudicial para o crescimento de Paraíso, no entendimento de Bruno Morato.

O prefeito aponta que Ipatinga, causa da limitação territorial, cresce rumo à área de Santana do Paraíso, que ainda detém loteamentos, imóveis e áreas disponíveis. Morato concorda que existem nos bairros mais novos um movimento pendular, onde o cidadão mora em Paraíso, mas sua vida está no munícipio vizinho, a maioria das vezes, em Ipatinga.

“Essa situação é um desafio, porque quando ele não tem vínculo com o município em que reside, os recursos vão para outro município. A vacina vai para lá, o dinheiro dos impostos também. Para que possamos construir uma cidade cada vez melhor, meu pedido é que o morador adote a sua cidade e isso é simples: basta transferir o título, transferir o veículo e o cartão do SUS e aí de fato os impostos virão para a gente. É importante adotar a sua cidade, para que possamos ter condições de receber mais recursos e fazer mais investimentos”, alerta.

Mensagem

Nos 30 anos de Santana do Paraíso, Bruno Morato revela ser grato pela generosidade com que foi acolhido pela população quando chegou à cidade, no ano de 2015. “E em 2020 tive a honra de ser eleito prefeito. Minha mensagem para os munícipes é: orgulhem-se da sua cidade, Santana do Paraíso é muito bonita, com belezas naturais ímpares e tem um povo extremamente humilde, trabalhador e, principalmente, acolhedor. Tenho muito orgulho de Paraíso, espero que todos os nossos munícipes também tenham e que ao fim de nossa gestão orgulhem-se ainda mais”, conclui.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário