27 de abril, de 2022 | 16:24

Educandários municipais de Ipatinga elegem membros da Câmara Mirim

Divulgação
O processo de votação digital foi organizado pela Câmara de Vereadores e em cada educandário são eleitos dois alunos  O processo de votação digital foi organizado pela Câmara de Vereadores e em cada educandário são eleitos dois alunos

Começaram na última segunda-feira (25) e serão concluídas nesta quarta (27) as votações nas escolas da rede municipal de Ipatinga para composição da nova Câmara Mirim. O pleito ocorre nos turnos matutino (de 8h as 11h) e vespertino (de 13h as 17h), em todas as unidades que ofertam o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), conforme divulgado pela administração municipal.

O processo de votação digital foi organizado pela Câmara de Vereadores e em cada educandário são eleitos dois alunos – um vereador e um suplente – que estejam cursando o 8º ou o 9º ano. No total, são eleitos 52 vereadores mirins, que são divididos em quatro mandatos, cada um com seis meses de duração.

Antes das eleições, representantes da Secretaria Municipal de Educação e do Legislativo realizaram uma série de visitas às escolas para que o processo eleitoral fosse previamente organizado, visando manter a lisura da votação, que obedece a vários procedimentos das eleições adultas. A ideia principal é gerar uma consciência maior de cidadania e o comprometimento com melhorias para a cidade entre os estudantes.

“A Câmara Mirim é um projeto de grande importância, que existe em nosso município desde 2007. Contudo, ficou paralisada nos dois últimos anos devido à pandemia. Há um envolvimento muito representativo dos alunos da nossa rede municipal e isso é extremamente positivo, pois desperta o interesse dos adolescentes e jovens pela política, fazendo deles guias e partícipes de propostas e soluções em favor da sociedade como um todo”, comentou a secretária de Educação de Ipatinga, Patrícia Avelar.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

28 de abril, 2022 | 14:01

“Importante iniciativa, criada pelo ex-vereador e ex-Prefeito Nardyello Rocha, em 2007, que contribui para a formação, na prática, dos cidadãos e da cidadania.”

Envie seu Comentário