Expo Usipa 2024 02 - 728x90

28 de abril, de 2022 | 07:54

Vacinação contra o sarampo tem baixa adesão em Minas Gerais

Campanha de imunização em curso é voltada para crianças menores de cinco anos e trabalhadores da saúde; Dia D de mobilização será neste sábado (30/4)

Divulgação
O sarampo é uma doença que foi considerada erradicada, mas ameaça voltar com surtos por causa da baixa adesão às campanhas de vacinação O sarampo é uma doença que foi considerada erradicada, mas ameaça voltar com surtos por causa da baixa adesão às campanhas de vacinação

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) alerta pais e responsáveis para a necessidade de levarem crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade ao posto de saúde mais próximo para vacinação gratuita contra o sarampo. Para estimular a ação, a SES-MG promove no próximo sábado (30/4), o Dia D de Mobilização. Nesta data, as Unidades Básicas de Saúde em todo o estado estarão abertas para a administração da vacina.

A baixa adesão à vacina traz à tona a ameaça da volta dos surtos de sarampo. Os estudiosos da área apontam que entre os fatores da baixa adesão estão os pais da atual geração que, por terem sido imunizados no passado, desconhecem o que é o sarampo, os seus riscos e sequelas e, por não se informarem, deixam de dar a importância necessária à imunizaçao dos seus filhos.

A 8ª Campanha Nacional de Seguimento contra o Sarampo teve início em 4/4 e segue até 3/6. Porém, até o dia 26/4, foram vacinadas apenas 128.323 crianças, de um total de 1.165.916 estimadas no Estado, pouco mais de 11%. Os dados são do sistema de informações do Ministério da Saúde.

O alerta vale também para os trabalhadores da saúde, outro público contemplado nesta fase da campanha. Até o momento, se imunizaram 130.148 pessoas desse segmento, de um total estimado em 606.091 indivíduos em Minas Gerais (21,5%).

O esquema vacinal prevê duas doses e o imunizante utilizado protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Em 2021, a cobertura vacinal da primeira dose (D1) foi de 79,82% das crianças com 12 meses de idade, e da segunda (D2) foi de 64,52% das crianças com 15 meses de idade. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%.

A SES-MG destaca que mais pessoas precisam ser imunizadas contra o sarampo, pois a vacina é a estratégia mais eficaz para interromper a circulação ativa do vírus no país, minimizar a carga da doença e proteger a população, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde em decorrência de mais esse agravo.

“As vacinas salvam vidas, por isso é tão importante manter o cartão de vacina atualizado”, salienta a coordenadora do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Dias Gusmão. “Pais e responsáveis devem levar as crianças para tomar a vacina e todos devem manter o cartão de vacina atualizado”, reforça a coordenadora.

Entenda o sarampo



O sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade. Porém, é prevenível por meio da administração da vacina tríplice viral.

Segundo o Boletim Epidemiológico nº 11 Volume 53, do Ministério da Saúde, em 2021 foram confirmados 668 casos de sarampo no país, e em 2022 foram 9. Em Minas Gerais, foram confirmados 160 casos em 2019 e 24 em 2020. De 2021 até o momento não foram confirmados casos da doença no estado. (Com dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário