29 de abril, de 2022 | 10:00

Nos 58 anos de Ipatinga, prefeito avalia que população tem muito do que se orgulhar

Divulgação
Ipatinga teve emancipação político-administrativa formalizada no dia 29 de abril de 1964Ipatinga teve emancipação político-administrativa formalizada no dia 29 de abril de 1964

Considerado um dos municípios mais importantes do estado e da região, Ipatinga completa 58 anos nesta sexta-feira, dia 29 de abril, data em que, em 1964, teve sua emancipação político-administrativa formalizada. Por ser um polo industrial com origem na siderurgia e metalurgia, a cidade é reconhecida também por sua contribuição para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. Nas últimas duas décadas também despontaram no município serviços educacionais (principalmente no ensino superior), tecnologia, comércio e serviços, diversidade que projetou ainda mais o nome da cidade como referência.

Para se ter uma ideia da pujança econômica de Ipatinga, dados do Observatório das Metropolizações Vale do Aço, compilados pelo geógrafo William Passos, com base em informações do IBGE, apontam que o município se posicionou, em 2021, como o 95º maior PIB do Brasil e o 4º maior PIB do Interior de Minas Gerais, atrás apenas de Uberlândia, Juiz de Fora e Uberaba. Produto Interno Bruto (PIB) é a soma de todas as riquezas produzidas em um lugar.

Governança

Yago Cardoso
Gustavo Nunes afirma que trabalho tem sido em prol do desenvolvimento da cidade Gustavo Nunes afirma que trabalho tem sido em prol do desenvolvimento da cidade
Para marcar a data festiva, o Diário do Aço entrevistou o prefeito Gustavo Nunes, que elencou as ações desenvolvidas pela administração municipal. Nunes enfatizou que Ipatinga caminha para dias melhores e que o projeto da Cidade do Futuro está em execução. Conforme o prefeito, sua gestão conseguiu avançar dentro do planejado, tendo inclusive, anunciado o recebimento de recursos de aproximadamente R$ 50 milhões. O valor possibilitará a execução de diversas obras.

“Em breve faremos a inauguração do bloco cirúrgico no hospital municipal; vamos iniciar as obras do mercado municipal, que é uma demanda antiga da cidade; estamos fazendo obras de recapeamento e de pavimentação asfáltica; anunciamos e em breve vamos dar início às obras de três novas unidades básicas de saúde nos bairros Limoeiro, Esperança II e no distrito de Barra Alegre”, exemplifica. Além das unidades mencionadas, haverá reforma estrutural em 18 outras UBS’s.

Educação

Gustavo Nunes acrescenta que ainda neste primeiro semestre serão iniciadas obras de duas ou três novas creches no município, além de duas novas escolas. “Hoje nós temos uma demanda muito grande de alunos e precisamos contemplar todas essas pessoas. Em um ano e quatro meses de gestão, tivemos grandes avanços. As escolas municipais de Ipatinga estão virando referência, atraindo mais alunos do que em anos anteriores”, revela.

Heranças

O prefeito pondera que sua gestão herdou pendências de outras administrações, mas faz questão de esclarecer que são problemas de vários anos. “Sempre que há uma má gestão, o que fica são dívidas. No ano passado pagamos muitas dívidas do município de Ipatinga, com os próprios servidores - de salários, férias e 13º em atraso -, pagamos dívidas com fornecedores, credores e esse ano não tem sido diferente. Ainda estamos pagando dívidas que foram adquiridas ao longo dos anos, das gestões anteriores. Mas com planejamento, fé em Deus e com trabalho responsável, nós vamos conseguindo romper todas essas barreiras e transformar Ipatinga na cidade do futuro”, vislumbra.

Razões para se orgulhar

Sobre as razões que a população tem para se orgulhar nesta data, Gustavo Nunes exalta que Ipatinga é uma cidade polo, referência não apenas no Vale do Aço e no Leste de Minas Gerais, mas em todo o estado e também no Brasil. Conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do ano de 2021, Ipatinga tem 267.333 habitantes. “Só em Minas nós somos uma das dez maiores cidades. Ipatinga é muito bonita, cidade de um povo acolhedor. Está completando agora seus 58 anos, mas sua história, na verdade, começou lá atrás, há 100 anos, quando começaram a construir a linha férrea. Ipatinga tem sim. muito do que se orgulhar, uma cidade que tem um potencial de crescimento muito grande”, resume.

Presentes para a população



O prefeito Gustavo Nunes afirma que, nos 58 anos de Ipatinga, a administração municipal quer presentear a população com melhores condições estruturais e de vida. “Estamos trabalhando incansavelmente para transformar Ipatinga. Nossa perspectiva era a de inaugurar o bloco cirúrgico municipal nesta semana, mas por questões burocráticas, isso vai se estender alguns poucos dias a mais. O que eu posso garantir é que Ipatinga, pela primeira vez na história, terá o seu bloco cirúrgico operando na sua totalidade. E com a inauguração, nós vamos ampliar também o programa Fila Zero, de cirurgias eletivas. Hoje, infelizmente, nós temos pessoas que estão aguardando há mais de cinco anos, e nosso planejamento é zerar esse quantitativo, se possível ainda em 2022, ou, no mais tardar, no primeiro trimestre de 2023”, almeja Gustavo Nunes.

Nesta data, o gestor deixa uma mensagem para a população. “Somos um povo maravilhoso, trabalhador, que gostamos e fazemos muito por essa cidade. Temos diversos desafios, mas nossos munícipes podem ter certeza que não faltam disposição e diálogo no nosso governo. Estamos caminhando para que possamos, de fato, transformar Ipatinga na cidade do futuro”, conclui o prefeito.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Agmarcarioca Amigo do Mito

30 de abril, 2022 | 17:45

“Esse prefeito deve ser bom,o povo nao esta reclamando,mas se nao fosse a Usiminas o que seria a linda Ipatinga,melhor politico do Brasil ,com pouco fez muito em Colatina ES terra das mulheres bonitas”

Gil

29 de abril, 2022 | 18:40

“Não vejo tanto orgulho, ruas cheio de buraco,uma rodoviária ridícula para uma cidade como Ipatinga um transporte pessimo”

****

29 de abril, 2022 | 16:22

“Postar foto do parque Ipanema é facil. Vem visitar o posto de saude do barra alegre, que está caindo na cabeça dos cicadaos, falta medico, falta remedios , ruas de bloquetes antigos que nao deixam carros subirem, asfalto todo esburacado.. e olha que é o primeiro bairro de Ipatinga. Vem fazer uma visita pros moradores e rirem suas próprias conclusões. Barra Alegre é problema empurrado para baixo do tapete....”

Gildázio Garcia Vitor

29 de abril, 2022 | 11:10

“O Sr. Prefeito está parcialmente correto, quando afirma que temos muito o que orgulhar. Realmente, a cidade é linda e é um importante polo regional e os cidadãos somos trabalhadores e acolhedores. Mas os nossos politicos, em nível municipal, nos últimos anos, têm deixado muito a desejar. Portanto, precisam fazer uma reflexão baseada no Mestre Paulo Freire: " É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática".”

Envie seu Comentário