29 de abril, de 2022 | 09:30

No dia do aniversário de 58 anos de Timóteo, prefeito destaca a superação de desafios

Divulgação
A emancipação política e administrativa de Timóteo ocorreu no dia 29 de abril de 1964A emancipação política e administrativa de Timóteo ocorreu no dia 29 de abril de 1964

O município de Timóteo completa 58 anos de emancipação político-administrativa nesta sexta-feira, 29 de abril. Uma data marcante para a cidade e para a população. Em entrevista ao Diário do Aço, o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys (PSB), enumerou as conquistas e apontou os desafios que o município têm enfrentado. O chefe do Executivo também convidou a população a participar das comemorações de aniversário de Timóteo. A programação completa foi divulgada no site da prefeitura (www.timoteo.mg.gov.br) e nas mídias sociais da administração municipal.

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o município tem uma estimativa de 91.268 habitantes e tem o Produto Interno Bruto (PIB) per capita de R$ 35.238,51, além de um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,770.

Motivo para comemorar

Anderson Figueiredo
Douglas Willkys ressaltou que administração municipal tem lutado para superar os desafios desde o primeiro dia em que assumiu o governo Douglas Willkys ressaltou que administração municipal tem lutado para superar os desafios desde o primeiro dia em que assumiu o governo
Conforme Douglas Willkys, o principal motivo da população comemorar os 58 anos é a forma que a cidade vem sendo administrada nos últimos anos. “Nós superamos grandes dificuldades. Podemos citar a covid-19, que foi uma dificuldade imposta ao mundo todo. Antes disso, a nossa cidade superou uma fase complicada, que foi da instabilidade política e da dificuldade financeira, mas tudo isso foi superado nos últimos anos. A covid foi enfrentada de forma madura e responsável, com o apoio da população e das autoridades de saúde, e graças a Deus esse momento foi superado e a cidade já vive sua normalidade”, destacou.

Atividades econômicas

O prefeito também ressaltou que a administração municipal tem feito a sua parte, incentivando com responsabilidade a volta à normalidade, no sentido de resgatar os negócios e fomentar as atividades econômicas. “A prova disso são as ações que o governo tem desenvolvido. Desde quando a pandemia se amenizou, nós temos ações como as Ruas de Lazer, que estão sendo desenvolvidas no centro comercial para chamar a população a voltar à sua normalidade, de maneira responsável”, afirmou.

Celebrações

No aniversário de Timóteo deste ano, o prefeito informou que as celebrações serão feitas de forma descentralizada e priorizando os artistas locais, com o foco de atender todas as regionais da cidade. “Dentro da programação estão sendo realizados não apenas shows musicais, mas também atividades culturais e esportivas. Temos quatro dias de festa que vão culminar no último dia com a missa. Uma oportunidade de agradecer a Deus por tudo isso que a nossa cidade superou e viveu, tanto as boas ações quanto também as dificuldades”, disse.

Investimentos

Douglas Willkys também destacou que há grandes investimentos privados ocorrendo no município e que, em breve, a população timoteense poderá ver a inauguração de três grandes supermercados. “Temos a previsão de um loteamento, já aprovado recentemente, tanto pelo município quanto também pelas autoridades estaduais, e temos mais dois grandes loteamentos em andamento, ou seja, o município vai perceber uma mudança na dinâmica da economia. Portanto, a mensagem que eu quero deixar à nossa cidade é uma mensagem de esperança, no sentido de que a administração tem lutado para superar os desafios desde o primeiro dia. Que ano após ano temos avançado nos aspectos gerenciais da nossa cidade”, finalizou.

História

Em 1831, trazendo inúmeros escravos e familiares, chegou à margem do rio Piracicaba onde hoje se localiza o bairro Alegre, o alferes Francisco de Paula e Silva Santa Maria, adquirindo terras de Felício Moreira. Ele ativou a exploração agrícola e pecuária e sua fazenda do Alegre viria a se tornar um importante porto. Sua esposa Teodora Umbelinda da Cunha e filhos, todos fazendeiros, cooperavam com o progresso local.

Em 1944, nasceu a Companhia Aços Especiais Itabira – Acesita (atual Aperam) - instalada no local então chamado Timotinho, e que atualmente se mantém como uma das maiores empresas produtoras de aço inoxidável das Américas.

Origem do nome

As terras que deram origem a Timóteo foram desmembradas do distrito de Jaguaraçu, do então município de São Domingos do Prata, posteriormente subordinado ao município de Antônio Dias e, depois, a Coronel Fabriciano. A emancipação política e administrativa de Timóteo ocorreu simultaneamente à de Ipatinga, no dia 29 de abril de 1964. A origem da denominação “Timóteo” é controversa. Uma das versões atribui o sobrenome de um tropeiro que teria se instalado na localidade, onde abriu uma venda que se tornou um importante ponto de referência, ficando conhecida também como “Paragem do Ribeirão do Timóteo”. Outra versão refere-se a um desbravador que teria decidido homenagear um sobrinho europeu, de nome Timóteo.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário