EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

30 de abril, de 2022 | 11:00

Detran-MG altera forma de entrega da CNH

Habilitações devolvidas pelos Correios, após três tentativas de entrega, devem ser retiradas na agência mais próxima do endereço do destinatário

Arquivo DA
A CNH devolvida é encaminhada para a agência dos Correios mais próxima da residência do titularA CNH devolvida é encaminhada para a agência dos Correios mais próxima da residência do titular

O condutor que aguarda a chegada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em casa deve ficar atento. O documento continua a ser enviado por meio dos Correios para o endereço cadastrado no sistema do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), mas há uma mudança, que está em vigor desde o dia 11 de abril deste ano e vale para todo o estado de Minas Gerais.

Após as três tentativas frustradas de entrega no local informado pelo habilitado, o carteiro deixará o “Aviso de Tentativa de Entrega” com código de rastreamento. A CNH seguirá para a agência dos Correios mais próxima do destinatário, onde ficará disponível por 20 dias corridos para que seja retirada, como explica o chefe do 12º Departamento de Polícia Civil, Gilmaro Alves.

“Com a mudança, essas carteiras incialmente não mais serão enviadas, a princípio, às UAIs e Ciretrans, mas ficarão nos próprios Correios, nas agências”, afirmou Gilmaro.

Como há cidades com vários centros de distribuição, o documento estará na agência mais próxima da casa do titular. 

Ciretran e UAI

Após os 20 dias no centro de distribuição, aí sim a CNH será encaminhada para a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do município ou para a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), nas cidades que não possuem UAI. Caso o condutor realmente não queira ir aos Correios, terá que esperar. “Ele pode então aguardar esse lapso temporal, após os 20 dias, e aí retornar com a procura nas Delegacia/Ciretran ou UAI”.

Retirada

O cidadão que for retirar a CNH nos Correios deve levar, no caso do titular, um documento de identificação com foto e o código de rastreamento. No caso da impossibilidade de comparecimento, o dono do documento poderá ser representado. O representante terá que levar uma procuração de próprio punho (sem necessidade de reconhecimento de firma), documento de identificação do titular e o código de rastreamento, informado no comunicado de tentativa de entrega.

Benefícios

A medida, segundo o chefe do 12º Departamento de Polícia Civil, busca propiciar ao cidadão mais flexibilidade na retirada do documento de habilitação. “Justamente a comodidade, facilitar para o usuário. Primeiro, local de retirada mais próximo da residência do titular do documento. Segundo, há uma ampliação desses locais bem como horário de atendimento. Observamos aqui que para essa retirada desses documentos não há necessidade de agendamento”, destacou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

João Paulo Cordeiro

29 de janeiro, 2024 | 14:34

“Rastreio”

Adriano Filho Santos de Santana

30 de abril, 2022 | 19:03

“Porquê não quebrar essa burocracia entregando as CNHs para os centros de formação de condutores entregar aos seus clientes ? Simples e prático”

Envie seu Comentário