Expo Usipa 2024 02 - 728x90

29 de abril, de 2022 | 12:25

Desemprego no Brasil atinge 11% da população

© Rovena Rosa/Agência Brasil
Segundo IBGE, quase 12 milhões de pessoas estão sem trabalho no paísSegundo IBGE, quase 12 milhões de pessoas estão sem trabalho no país
(Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional)
O desemprego atingiu 11,1% da população brasileira, ficando estável na comparação com o trimestre anterior. A taxa é a menor para um trimestre encerrado em março desde 2016, mas ainda representa 11 milhões e 900 mil que estão a procura de uma ocupação.

Apesar do desemprego não ter subido, o tamanho da população ocupada caiu 0,5%, o que significa 472 mil pessoas a menos no mercado de trabalho. No entanto, isso não foi suficiente para reverter os 3 aumentos consecutivos registrados no ano passado.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE. A coordenadora de trabalho e rendimento do instituto Adriana Beringuy ressaltou que em toda a série histórica, a taxa de desemprego aumentou no primeiro trimestre, por causa da dispensa dos trabalhadores temporários costumeiramente contratados no fim do ano anterior. A novidade este ano pode estar relacionada a retomada das atividades, com o arrefecimento da pandemia.

Nesses primeiros três meses, a queda da ocupação ocorreu principalmente na informalidade. O contingente de trabalhadores por conta própria encolheu 2,5%, depois de 5 trimestres de aumento. Isso significa 660 mil pessoas a menos trabalhando nessa categoria, sendo 475 mil informais.

Já o número de trabalhadores sem carteira assinada ficou estável, depois de expandir por 3 trimestres seguidos. Por outro lado, a quantidade de empregados com carteira cresceu 1,1%, chegando a 34,9 milhões de pessoas. Com esses movimentos, a taxa de informalidade do país caiu para 40,1% do total de trabalhadores.

A pesquisa do IBGE mostra ainda que o aumento da formalidade pode ter impactado o rendimento médio real, que cresceu 1,5%, depois de 3 quedas e foi estimado em R$2.548. Mas na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, a variação ainda é negativa em 8,7%.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Alex

30 de abril, 2022 | 18:18

“Que mentira é essa procura alguém para capinar um lote, não acha, ajudante de pedreiro não tem, empreiteiras com carro de som na rua e não é mão de obra especializada não!!! Como assim 11% de desempregado?????”

Jacinto

29 de abril, 2022 | 19:46

“Isso é reflexo de um estado grande, muita regulamentação e um povo com uma mentalidade que o patrão é ruim.
boa parte dos jovens de ipatinga estão morando na casa da mãe, estudando para concurso público, ou estudando para ir embora para federal ou estudando para ganhar um diploma para guardar em casa.
Tenho uma leve percepção que os mais pobres estão muito mais engajados no empreendedorismo.
enquanto os que poderiam estar criando empregos estão estudando para ocupar empregos.”

Guima

29 de abril, 2022 | 18:22

“Apesar de mais de 2 anos terríveis com uma severa Pandemia global o governo Bolsonaro merecia uma homenagem honrosa ja que no Final dos governos do PT e Temer com todos os fatores favorecendo o desemprego era bem maior numa taxa de 13.1 por cento. Mas grande parte do povo é ingrato .”

Viewer

29 de abril, 2022 | 14:40

“Considerando que a população brasileira cresceu e que acabamos de sair de uma pandemia mundial o resultado é muito bom.
Se não fosse a pandemia estaria ainda melhor, não esquecendo dos 14% do período petista.”

Envie seu Comentário