30 de abril, de 2022 | 12:41

Emoção marca sorteio do programa ''Fabri, Meu Lar''

Divulgação
Em breve, mais 500 famílias estarão em suas novas moradas em Fabriciano Em breve, mais 500 famílias estarão em suas novas moradas em Fabriciano

Mais 500 famílias estão prestes a realizar o sonho da casa própria em Coronel Fabriciano. Na sexta-feira (29), as pessoas sorteadas e contempladas pelo programa Fabri Meu Lar – Programa Casa Verde e Amarela/FAR faixa 1 conheceram seus novos endereços no Residencial Buritis, no bairro São Vicente. A infraestrutura e os apartamentos já estão prontos para morar. A expectativa da Prefeitura é entregar as chaves no mês de maio.

O evento de designação das unidades foi realizado na Praça da Estação, no Centro. As próximas etapas são: vistoria dos imóveis pelos beneficiários, convocação pela Caixa para assinatura do contrato e a efetiva entrega das chaves.
Concluído estes processos, a Gerência de Habitação do município vai montar um cronograma, com dias e horários definidos, para que as famílias façam a mudança de forma organizada e segura.

“Moradia digna e segura é um direito do cidadão. E nós, da gestão Novos Tempos, temos trabalhado desde 2017 para garantir a centenas de famílias que viviam em áreas de risco, estavam no aluguel social há décadas e outras tantas que cumprem os critérios do programa possuir a sua casa própria”, disse o prefeito Dr. Marcos Vinicius.

“As obras já estão 100% executadas. O Fabri, Meu Lar não é um sonho, e sim uma realidade. Hoje o que falta no Residencial Buritis é moradores, que puderam escolher os seus apartamentos”, completa o prefeito.

Apartamentos

As unidades têm dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Os prédios são de quatro e cinco andares e contam com infraestrutura completa, com redes de água, esgoto, estacionamento, vias pavimentadas, guarita e área social com duas quadras poliesportivas, parquinho e academia ao ar livre.

Os apartamentos que serão habitados por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida contam com acessibilidade. Para elas e idosos, foram reservadas moradias no térreo dos prédios.

O programa habitacional de Fabriciano segue critérios definidos pelo Governo Federal, por meio do programa Casa Verde e Amarela/FAR e Caixa Econômica Federal. O processo de designação das unidades também foi acompanhado por representantes da coordenadoria da Habitação da Prefeitura, sociedade civil organizada, Conselho Municipal das Cidades (Concidade) e Caixa Econômica.


Infraestrutura e Serviços Públicos
Para receber os novos moradores, a Prefeitura trabalha na preparação e adequação dos equipamentos e serviços públicos no entorno do Residencial. O Secretário de Governança de Planejamento, Meio Ambiente e Habitação, Douglas Prado, dá os detalhes.

“Estamos falando de cerca de 2 mil pessoas, praticamente um novo bairro. E as escolas, CRAS e unidades de saúde precisam ser preparadas para atender esta demanda. O município já fez adequações e prepara os equipamentos públicos num raio de 2 quilômetros para garantir um atendimento de qualidade destas famílias. Também buscamos a ampliação das linhas e horários do transporte público no local”, resumiu.

Moradia digna e segura

Os 500 apartamentos no Residencial Buritis, no bairro São Vicente, já estão prontos e seguem o mesmo padrão das 288 unidades já habitadas no Residencial Contente I, desde maio passado. Para os futuros moradores, a escolha dos endereços e vizinhança foi um momento de grande emoção e expectativa.

“Não tenho nem palavras para descrever o que estou sentindo. Em alguns dias vou sair da ‘beira do rio’. Perdi tudo na última enchente e saber que agora vou morar em um lugar seguro é uma benção”, disse Maria das Graças Alves, uma das contempladas.

Sandra Alves da Silva ficou feliz em confirmar que os apartamentos terão acessibilidade. “É indescritível a felicidade, é um sonho de uma vida sendo realizado. É tudo do jeito que eu precisava e queria e estou muito feliz”, avalia.

“Estou emocionada. Perdi minha mãe há um ano, morava de aluguel e hoje pude escolher uma vizinhança boa. Sou muito grata”, resumiu Rosana Martins Vita, outra contemplada pelo programa.

Com a entrega do Residencial Buritis em breve, a gestão Novos Tempos vai garantir moradia digna e segura para mais de 3 mil pessoas – levando em conta 4 integrantes por grupo familiar. O convênio com a Caixa Econômica foi firmado no início de 2019. Fabriciano não recebia investimentos habitacionais desse tipo desde a década de 80, quando foram construídos os bairros Silvio Pereira 1 e 2.

Serviços

Gerência de Habitação

Rua Duque de Caxias, 7, Galeria Central

Atendimento: 12h às 18h.

Contatos

Whats app: (31) 9.9236-0242

Telefone: (31) 3406-7597

Divulgação
Rosana Martins Vita_contemplada Fabri Meu LarRosana Martins Vita_contemplada Fabri Meu Lar

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário