03 de maio, de 2022 | 07:41

Liberados saques do PIS/Pasep esquecidos em 2022

Os trabalhadores que, nos anos anteriores, esqueceram dois saques do abono salarial PIS/PASEP, ano-base de 2019 e 2020 têm uma nova chance. Esta semana o governo liberou um novo período para que os trabalhadores possam efetuar a retirada dos valores das contas.

O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado, e é pago por meio da Caixa Econômica Federal. Já o Pasep, é voltado aos servidores públicos, sendo pago pelo Banco do Brasil.

Para ter acesso ao benefício, é necessário que o trabalhador se enquadre nos seguintes requisitos:

-Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
-Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base de 2019;
-Ter exercido atividade remunerada por, pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base de 2019;
-Ter os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

O pagamento do PIS/Pasep atrasado pode ser solicitado em uma das agências do Ministério do Trabalho e Previdência. Além desse meio, existem possibilidades:

-Por meio da central Alô Trabalhador, pelo telefone 158;
-Por meio de uma mensagem de e-mail, pelo endereço [email protected], substituindo as letras ‘uf’ pela sigla do estado em que reside;
-Pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS); ou
-Por meio do Portal Gov.br.

A consulta pode ser realizada por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS). É possível saber qual valor que será pago, qual será a data permitida para o saque e qual será o banco que intermediará o recebimento do benefício. Todas as informações podem ser acessadas por meio da conta Gov.br, tanto no telefone celular quanto nos computadores ou notebooks.

Nos celulares basta baixar o aplicativo; informar o CPF na área do login e digitar a sua senha do Gov.br. Depois, no canto superior da tela podem ser encontrados os detalhes do PIS.

Para acessar, é necessário ter uma conta no Gov.br, que tem concentrado todos os serviços públicos federais. Caso não a tenha, ainda, basta se cadastrar informando o nome completo, a data de nascimento, e-mail e o número do CPF. A consulta do PIS pelo CPF também pode ser feita por meio da Central de Atendimento, pelo número 158.

PIS/PASEP de 2020

O abono salarial PIS/PASEP, ano-base de 2020, ainda não foi sacado por mais de 500 mil trabalhadores. O dinheiro está parado na conta do fundo. Os pagamentos começaram no dia 8 de fevereiro, e os trabalhadores podem fazer o saque até 29 de dezembro deste ano. O abono salarial é pago a mais de 24 milhões de trabalhadores e 98% deles já foram sacar o benefício. (Com informações do Ministério do Trabalho)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário