24 de maio, de 2022 | 09:30

A agência do INSS em Ipatinga retoma hoje atendimentos de forma integral

Arquivo DA
A partir de hoje, a agência no Centro de Ipatinga volta a funcionar normalmente com todos seus setores A partir de hoje, a agência no Centro de Ipatinga volta a funcionar normalmente com todos seus setores

Nesta terça-feira (24), a agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), localizada no Centro de Ipatinga, retoma seus atendimentos normalmente, após dois meses de greve. O acordo que prevê o fim do movimento foi assinado na tarde desta segunda-feira (23), pelos diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social, Saúde, Previdência, Trabalho e Assistência Social em Minas Gerais (Sintsprev-MG).

A decisão do fim da greve, no âmbito nacional, foi tomada na noite de sexta-feira (20), depois de reuniões entre representantes dos sindicatos e membros do Ministério do Trabalho e da Previdência Social. Nos dois meses de greve, milhares de segurados que precisavam de perícia para reivindicar o auxílio ou que precisavam voltar ao trabalho enfrentaram dificuldades. Em Minas Gerais, o movimento grevista dos servidores foi iniciado no dia 23 de março.

Retomada

O assistente social da agência do Centro de Ipatinga, Marco Aurélio Costa, informou ao Diário do Aço que a perícia médica retornou os trabalhos de forma integral na segunda-feira (23). “Já o restante dos serviços, que inclui os setores administrativo, serviço social e reabilitação profissional, está programado para retomar nesta terça-feira”, explicou.

Desfecho positivo

Marco Aurélio também avaliou o desfecho do movimento grevista de forma positiva. “Avaliamos que a greve foi vitoriosa, diante das dificuldades encontradas em mobilizar a categoria devido ao cenário atual, principalmente as dificuldades em negociar com o governo, que desde o início se mostrou rigoroso em não abrir negociações. Só conseguimos negociar devido à força da greve. A categoria está de parabéns”, salientou.

Propostas

Dentre as 20 propostas apresentadas pelo governo, consideradas mais interessantes pelo servidor do INSS, estão: “instituir Comitê permanente, com participação paritária entre as entidades sindicais consignatárias do Acordo de Greve de 2022 e as diretorias do INSS, para discutir os processos de trabalho, com poder deliberativo para apresentação de propostas à presidência do INSS; Garantir a manutenção do abatimento de metas pelas indisponibilidades sistêmicas e perseguição de sua publicação e aplicação em tempo real, a ser trabalhada no Comitê citado no item 1. O prazo para implementação da ferramenta de indisponibilidades sistêmicas é de 180 dias”.

Médicos peritos

Os médicos peritos do INSS, no âmbito nacional, começaram a retomar ao trabalho na segunda-feira. A Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) informou que 70% dos trabalhadores que atuam na área paralisaram as atividades por 53 dias. A ANMP acrescentou que a decisão de retomar os trabalhos ocorreu após o governo federal atender 18 reivindicações feitas pelos trabalhadores do setor. Um dos itens era o reajuste salarial. Ficou acertado que o governo poderá pagar o mesmo reajuste que decidir repassar a outras categorias de servidores da União.

Anúncio

No fim do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou em entrevistas que pagaria reajuste salarial apenas aos trabalhadores da área de segurança pública ligadas à União. O anúncio fez deflagrar uma onda de insatisfação em profissionais de outras categorias, que também começaram a reivindicar o reajuste. Os peritos médicos estão entre os que reivindicam o mesmo índice de correção a ser anunciado pelo governo federal. Agora, o governo Bolsonaro sinaliza que pagaria um aumento de 5% de forma linear, ou seja, para todas as categorias.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário